Início » O que é meditação e quais seus principais benefícios?

O que é meditação e quais seus principais benefícios?

Você sabe o que é meditação? Muito provavelmente você responderá que é uma prática que promove o relaxamento e ajuda a reduzir os sintomas da ansiedade, correto? 

Apesar da meditação ser bastante relacionada com o ato de relaxar, na verdade ela é uma prática de concentração. Ou seja, ela é uma técnica utilizada para aprendermos a direcionar nossa atenção. 

Ainda está confuso com esta definição? Você pensava que meditar era apenas sentar em um lugar silencioso e esvaziar completamente sua mente? 

Talvez seja por isso que você não esteja conseguindo ter sucesso. Afinal, esvaziar a mente deve ser um dos objetivos mais difíceis que uma pessoa pode tentar alcançar. 

Mas, a boa notícia é que a meditação não é sobre isso! Apesar de haver diferentes formas de se meditar, esta prática em si está relacionada com o foco da sua atenção. Relaxar e ficar menos ansioso são apenas consequências. 

Quer saber mais sobre o que é meditação e seus principais benefícios para a saúde? Então, continue a leitura e aproveite para tirar todas as suas dúvidas. 

Afinal, o que é meditação?

Imagem mulher assentada no chão da sala vestida de preto praticando meditação. Afinal o que é meditação -

Já esclarecemos que a meditação não é o simples fato de sentar em silêncio e não pensar em nada. Um de seus principais objetivos é dominar sua atenção. 

Desta forma, é possível alcançar um nível de conscientização maior de suas reflexões, emoções e sensações. Além de se tornar mais consciente, durante a prática você precisa aprender a lidar com os pensamentos que surgem “do nada”. 

Lutar contra estes pensamentos é um desafio que você não precisa enfrentar. Em vez disso, tente redirecioná-los para aquilo que deve ser o foco da sua atenção. 

Vamos supor que o objetivo da sua meditação seja focar em sua respiração. Todas as vezes que seus pensamentos “fugirem”, tente retornar sua concentração para a sua respiração assim que você perceber esta “fuga”.

Observe os músculos do seu corpo que se mexem durante a sua respiração. Preste atenção no ritmo e velocidade ao inspirar e expirar o ar. Todos estes detalhes te fazem tomar consciência de uma ação que fazemos todos os dias sem nem perceber. 

É por isso que pessoas que têm o hábito de meditar possui maior facilidade em se concentrar em outras tarefas sem perder o foco facilmente. A meditação faz com que você aprenda a reter sua atenção naquilo que você decide se dedicar.

Além de treinar sua atenção, o ato de meditar nos faz entrar em um estado de relaxamento, promovendo benefícios mentais e físicos. Confira agora os principais efeitos da meditação. 

Principais efeitos da meditação

Benefícios para o corpo

benefícios da meditação para o corpo

Apesar de ser uma prática milenar, até pouco tempo atrás a medicina tradicional era muito cética a respeito de todos os efeitos fisiológicos da meditação. 

Como é possível que um exercício mental seja capaz de fortalecer o sistema imunológico de uma pessoa? De que forma a meditação afeta nossa pressão sanguínea a ponto de eliminar a necessidade do uso de medicamentos por pacientes hipertensos?

A verdade é que o nosso cérebro não sabe diferenciar aquilo que é real daquilo que é imaginário. Ou seja, as reações químicas do nosso organismo estão diretamente relacionadas com os nossos pensamentos. 

Esta constatação científica estimulou pesquisas mais aprofundadas sobre os impactos positivos da meditação para a nossa saúde. 

Vários estudos realizados nos Estados Unidos comprovaram a eficácia desta prática no tratamento de pessoas com doenças cardiovasculares. 

Além disso,  a meditação também se mostrou muito eficiente no tratamento de pacientes que sofriam constantes dores de cabeça, fibromialgia e, até mesmo, problemas gastrointestinais. 

Atualmente, esta técnica também está sendo utilizada como tratamento complementar para amenizar os efeitos da quimioterapia, bem como da hemodiálise. 

Além de tudo isso, a meditação também auxilia nos sintomas desencadeados pelo excesso de estresse e ansiedade. Isso porque, apesar de sua mente estar ativa, durante esta prática seu corpo entra em um profundo estado de relaxamento. 

Entenda melhor como a meditação pode ser benéfica para quem sofre de ansiedade!

Benefícios da meditação para ansiedade

homem assentado em posição de meditar olhando para montanhas paradisíacas

O relaxamento ajuda o corpo a se “recuperar” após um momento de tensão. Ao nos depararmos com um problema (ameaça), é normal entrarmos em um estado de estresse. 

Desta forma, podemos direcionar melhor nossas energias para alcançar a resolução. Contudo, após superar a problemática, é natural que o corpo relaxe para que ele possa se restabelecer. 

Mas, a realidade de quem sofre ansiedade é diferente. Após enfrentar um problema, a pessoa ansiosa não consegue relaxar. Ou seja, ela sempre está em um estado de tensão. 

O fato deste estado ser constante acaba transformando pequenos acontecimentos diários em ameaças. Para piorar, sua capacidade de resolver as situações vai diminuindo, pois seu corpo não consegue se recuperar para lidar com tantos problemas subsequentes. 

Por isso, a ansiedade, quando não é tratada, acaba desencadeando outras doenças como distúrbios do sono e depressão. 

Como forma de tratamento, muitas vertentes da psicoterapia já utilizam as técnicas da meditação antes mesmo de receitar medicamentos. Afinal, sabemos que muitos remédios acabam gerando uma relação de dependência, sem falar nos efeitos colaterais. 

A meditação, além de te ajudar no processo de relaxamento, te auxilia a resolver seus desafios, pois ela permite que você concentre sua energia naquela tarefa sem entrar em um estado de estresse nocivo. 

Ambiente ideal para meditar

Homem de terno meditando em lugar público. Ao fundo pessoas conversão como se nada estivesse acontecendo

Existe ambiente certo para meditar? Tem gente que pensa que para fazer uma verdadeira meditação é preciso se isolar em montanhas longínquas. Mas, se este fosse o caso, não seria nada acessível, não é mesmo? 

A verdade é que existem diferentes vertentes da meditação. Há aquelas que dizem que o local ideal são mosteiros, outras afirmam que é necessário o isolamento social, e há também as que indicam buscar refúgios na natureza. 

Mas, também existem vertentes mais contemporâneas que alegam que os ambientes que estamos inseridos diariamente, como a nossa casa ou o local de trabalho, são muito adequados.   

Apesar de existir locais mais propícios que te ajudam a alcançar um estado de concentração e relaxamento mais rápido, a meditação deve ser um hábito diário para que seus efeitos possam se manifestar. 

Por isso, não espere o ambiente perfeito e absolutamente calmo para começar a pôr em prática. Afinal, a meditação é um exercício de concentração que você precisa se dedicar constantemente para conseguir usufruir de todos os seus benefícios

Gostou de saber o que é meditação e como ela pode fazer bem para a sua saúde? 

Então, compartilhe com os amigos que também vão gostar de conhecer melhor sobre este assunto!


Referência: 

Goleman, D. (1999). A arte da meditação. Sextante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima