Você tem vontade de criar o hábito de meditar, mas tem muita dificuldade em se concentrar sozinho? Talvez a melhor solução para te ajudar seja a meditação guiada.
O apoio de um profissional, ou até mesmo de um aplicativo, pode ser muito eficiente para quem está iniciando esta prática.
Sabemos que relaxar no mundo frenético em que vivemos pode não ser um objetivo muito fácil de se alcançar, mas ele se faz muito necessário. Criamos uma cultura que nos impõe um alto grau de produtividade. Quem nunca ouviu a frase “trabalhe enquanto eles dormem”?
Além disso, se você não estiver 100% conectado à tudo que está ocorrendo ao seu redor, provavelmente vão te perguntar “em que mundo você vive?”.
Todas estas exigências, junto com a tentativa de ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos mesmo com uma jornada de 10 horas de trabalho, está causando um dano na saúde física e mental de muitas pessoas.
Para não recorrer à medicamentos, muitos estão buscando aprender as técnicas da meditação para tentar trazer mais equilíbrio para a sua vida.
Contudo, não é uma tarefa fácil se desconectar dos problemas e concentrar sua atenção em algo específico. Estamos condicionados a processar muitas informações ao mesmo tempo.
Mas, a meditação guiada pode ser um excelente instrumento para quem tem dificuldade em controlar a dispersão dos pensamentos. Além de ser muito benéfica para reduzir a ansiedade, ela também é bastante recomendada para quem sofre de distúrbios do sono.
Nesse artigo, vamos explicar melhor como funciona a meditação guiada, quais são seus principais benefícios e como você pode implementá-la em sua rotina.
Boa leitura!
Entenda melhor o que é Meditação
A prática da meditação era um hábito comum de antigas civilizações, principalmente orientais. Apesar de sempre ter sido vinculada à algumas religiões, a ciência começou a se interessar e explorar mais a fundo seus principais efeitos físicos e psicológicos.
Após constatar que a meditação realmente influencia nossas funções cerebrais e é capaz de promover inúmeros benefícios, tanto a medicina, como a psicologia, começaram a explorar suas técnicas.
Em vários casos clínicos, a meditação é prescrita antes mesmo de qualquer intervenção medicamentosa. Já há vários estudos que comprovam sua eficácia como tratamento complementar.
O pensamento errôneo de que a meditação é uma prática para esvaziar a mente é comum entre muitas pessoas. Entretanto, a meditação é uma técnica de concentração. Seu principal objetivo é focar sua mente em algo específico.
O exercício de se concentrar, seja em uma música, um mantra, ou em sua respiração, induz seu corpo ao relaxamento. Por isso a meditação é tão indicada para reduzir os níveis de estresse e ansiedade.
Quanto maior a frequência que você realiza, mais fácil será para você conseguir imergir nesta técnica. A princípio, pode ser desafiador você permanecer por mais de cinco minutos.
Contudo, ao longo dos dias você irá perceber que o seu tempo de imersão irá aumentar naturalmente. Além disso, o fato de aprender a focar sua mente durante a técnica também irá te ajudar a focar melhor em outras atividades que você executa no seu dia a dia.
Como funciona a meditação guiada?
A meditação guiada é caracterizada pelo o auxílio de um profissional ou de um áudio durante a prática. Ou seja, você terá um acompanhamento que vai te ajudar ao longo do processo.
As orientações dadas durante a meditação vão depender da sua meta. Há algumas que te ensinam diferentes tipos de respiração, há outras que são focadas no relaxamento de cada parte do seu corpo, há aquelas que te ajudam a visualizar certas imagens ou lugares…
O importante é escolher um ambiente tranquilo sem muito barulho para que você consiga se concentrar.
Algumas empresas já disponibilizam espaços de descanso, também conhecidos como áreas de descompressão, que são ideais caso você sinta necessidade de realizar sua meditação guiada durante o trabalho.
Apesar de ser um excelente método para quem está começando, não se afobe em conseguir resultados instantâneos. A meditação não é mágica! Ela é uma técnica que precisa de bastante prática para ser aprimorada.
Mas, a meditação guiada já faz “parte do serviço” para você. Afinal, ela vai conduzir seus pensamentos para que você alcance de forma mais rápida um estado de relaxamento.
Tipos de Meditação
Existem diversos tipos de meditação guiada mas aqui vamos nos ater a dois tipos específicos que são para ansiedade e Insônia.
Meditação guiada para ansiedade
Há uma série de gatilhos que ativam os sintomas da ansiedade: instabilidade financeira, contas para pagar, chefes abusivos, crises familiares, problemas de autoestima, noites mal dormidas…
O grande problema é que muitas pessoas subestimam os efeitos da ansiedade e não percebem quando ela está se encaminhando para uma depressão.
Segundo dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2020 houve um aumento de 25% de pessoas diagnosticadas com esta doença.
Estes dados nos mostram a urgência em difundir métodos que auxiliam as pessoas a tratarem estes problemas e melhorarem sua qualidade de vida.
A meditação guiada para ansiedade apresenta resultados bastante promissores nesta missão. Seu principal objetivo é promover o relaxamento físico e mental.
Afinal, a ansiedade faz com que a pessoa fique em constante estado de estresse, não permitindo que o seu corpo se recupere após um momento de tensão.
Ao relaxar, nosso organismo reduz a pressão sanguínea e regulariza a frequência cardíaca. Isso auxilia no reequilíbrio das funções do nosso corpo e ameniza sintomas como cansaço, fadiga e indisposição.
Além disso, a meditação também ajuda a amenizar incômodos físicos, como enxaquecas, cólicas, ou dores desencadeadas por doenças como artrite e fibromialgia.
Meditação guiada para dormir
A qualidade do sono da população é uma questão de saúde pública. De acordo com pesquisas feitas pela Associação Brasileira de Medicina do Sono, a cada três pessoas, duas têm problemas na hora de dormir.
O isolamento social, e todas as problemáticas e desafios enfrentados nos últimos anos, fez com que a insônia se tornasse algo mais presente na noite de muitas pessoas.
A falta de um sono reparador afeta diretamente nossa produtividade, além de contribuir para sintomas como cansaço, dores de cabeça e irritabilidade.
Como alternativa de tratamento, a meditação guiada começou a ser bastante indicada para estes casos. Não é à toa que muitos aplicativos que oferecem esse tipo de serviço começaram a “bombar” nos últimos tempos.
A meditação guiada para dormir tem como principais objetivos promover o repouso do corpo, controlar a respiração e redirecionar seus pensamentos.
Por isso, é comum que as orientações te ajudem a distensionar os músculos, sentir as sensações do seu corpo e construir visualizações que te trazem calma e tranquilidade.
Inclusive, você perceberá que muitos áudios que contém esse tipo de meditação possuem no fundo sons da natureza, pois eles também contribuem para o estado de relaxamento.
Para que a sua meditação guiada para dormir seja mais eficiente, evite utilizar qualquer eletrônico antes de se deitar e garanta que o seu quarto esteja bem escuro. Isso vai auxiliar na produção de melatonina e te ajudar a pegar no sono mais rápido!
O hábito de meditar pode trazer diversos benefícios a sua saúde, além disso ajuda a melhorar a concentração e manter o foco. Então Descubra os Benefícios da Meditação para a sua qualidade de vida!
Este artigo foi útil para você?
Conta pra gente nos comentários se você já experimentou fazer uma meditação guiada!