A reflexologia podal, que também leva o nome de reflexoterapia, é uma técnica que provavelmente tem suas origens na China.
Mas, se engana quem pensa que esta prática é uma simples massagem que tem como objetivo o relaxamento dos pés. Assim como outras técnicas orientais, a reflexologia busca promover a cura e o bom funcionamento dos nossos órgãos.
Além disso, estimulando pontos específicos nos nossos pés, é possível trazer o equilíbrio do Chi, nossa força vital. Esta força, segundo algumas filosofias tradicionais chinesas, é a energia que nos move e nos mantém vivos.
Por esse motivo, muitas pessoas que buscam por este tratamento tem como meta não só alcançar um bem estar físico, mas também um estado de harmonia mental e espiritual.
Quer entender melhor como esta técnica milenar funciona e é capaz de proporcionar inúmeros benefícios para a sua saúde? Então, vem com a gente!
Diferenças entre Massagem nos Pés e Reflexologia Podal
Antes de explicarmos mais profundamente sobre esta técnica, é importante ressaltar que massagem nos pés e a reflexologia podal não são a mesma coisa!
Apesar de ambas realizarem a mesma prática (massagear os pés), a reflexologia é um tipo de terapia mais profunda e complexa que busca estimular áreas reflexas específicas.
Já a massagem nos pés busca retirar a tensão da musculatura e tecidos, pois seu propósito é relaxar o membro e amenizar dores.
Por isso, é importante verificar no local onde você fará o procedimento se o tipo de massagem é realmente a reflexologia!
Lembrando que ambas melhoram a circulação sanguínea e promovem o relaxamento. Contudo, a reflexologia auxilia no tratamento de várias doenças, pois ela ativa e melhora o fluxo da nossa energia vital que tem grande potencial curativo.
Apesar do fato de que muitas pessoas são incrédulas à eficácia deste método, a reflexoterapia é uma prática com reconhecimento mundial! Além disso, há várias pesquisas científicas que validam seus resultados positivos.
Inclusive, esta terapia integrativa já foi consolidada pela OMS (Organização Mundial da Saúde)! Sem falar do fato de que ela é considerada uma técnica de fácil implementação, pois não requer muitos recursos tecnológicos.
Entenda agora como funciona a reflexologia podal!
O que é Reflexologia Podal?
Você já parou para pensar que nossos pés são um dos membros mais sobrecarregados do nosso corpo? Além disso, a sola dos nossos pés possuem uma série de terminações nervosas.
Segundo algumas teorias que sustentam a ciência da reflexologia, essas terminações nervosas são vinculadas com várias áreas do nosso corpo.
Sendo assim, ao ativar com o toque um local específico do pé, é possível influenciar o funcionamento do órgão ou membro que está vinculado à ele.
Lembrando que, diferente da massagem tradicional que serve para distensionar o local, os movimentos realizados na reflexologia podem ser tanto estimulantes, como relaxantes. Isso vai depender da necessidade do paciente.
Além disso, um profissional qualificado é capaz de traçar um diagnóstico com base em alguns aspectos como: coloração, temperatura e nível de sensibilidade dos pés.
Desta forma, é possível definir as áreas que precisam de mais estímulo, além de identificar os locais que apresentam algum tipo de distúrbio, que muitas vezes nem é de conhecimento da pessoa.
Mas, é preciso de muito conhecimento de fisiologia e anatomia para identificar nas áreas reflexas irregularidades que indicam desequilíbrios no nosso organismo.
Por isso, além de buscar um especialista para aplicar este método, é importante consultar um médico caso você receba um diagnóstico mais grave.
Apesar desta técnica conseguir ativar o poder de autocura do seu corpo, ela é uma terapia complementar e deve ser feita junto com um tratamento tradicional. Sempre com a orientação de um médico!
Reflexologia Podal: para que serve?
A reflexologia tem sido um método promissor na recuperação de diversos tipos de doenças. Já há algumas pesquisas, por exemplo, que analisam o uso desta técnica para amenizar os efeitos do tratamento de pacientes com câncer.
Sabe-se que tanto a quimioterapia, como a radioterapia, apresentam efeitos colaterais que influenciam no bem estar da pessoa. Sem falar que fazer intervenções medicamentosas podem acarretar em outros problemas.
Por isso, a procura por terapias alternativas, como a reflexologia, a acupuntura e a aromaterapia, têm sido mais frequentes. Mas, e os resultados? Você deve estar se perguntando…
Felizmente, são muito satisfatórios! A reflexologia não só ajuda a melhorar sintomas como enjoos, dores de cabeça e vômitos, mas também traz uma sensação de revitalização do corpo.
Além disso, também há alguns estudos que mostram como esta prática é benéfica para aliviar dores crônicas comuns em grupos da terceira idade.
Uma pesquisa feita em um instituto para idosos na Paraíba obteve resultados muito positivos após o uso desta técnica!
Primeiro, a reflexologia foi muito bem aceita pelo grupo por dois fatores:
- ✅Não é uma prática invasiva! Ou seja, não oferece riscos à saúde.
- ✅Não utiliza medicamentos ou qualquer tipo de produto que pode acarretar em efeitos colaterais.
Além disso, houve uma melhora significativa nas queixas relatadas pelos idosos que realizaram o método.
Contudo, o mais incrível foi a influência no lado emocional! Segundo este estudo, as sessões de reflexologia se tornaram um momento de descontração e afetividade para os idosos.
Como o sentimento de carência e solidão é muito grande nesta fase, se faz necessário o uso de práticas que amenizem esse tipo de dor.
Afinal, muitas vezes nosso corpo reflete nosso lado emocional que também precisa de cuidado e atenção.
Reflexologia podal: benefícios
Um dos primeiros benefícios que precisamos citar é o fato da reflexologia não ser invasiva. Por isso, como falamos acima, ela é de fácil aceitação pela maioria das pessoas que a experimentam.
Além disso, técnicas não invasivas são excelentes formas de tratamento para grupos que precisam de um cuidado maior para realizar qualquer tipo de procedimento. Como é o caso de idosos, bebês ou pessoas em tratamento de doenças graves.
O fato de não causar dores, desconfortos ou necessitar de acessórios que podem gerar medo no paciente, como agulhas, facilita a aplicação do método.
Entretanto, o fato de não ser invasivo e não apresentar riscos à saúde não quer dizer que não haja nenhum tipo de contraindicação.
Portanto, é sempre importante preencher com atenção as fichas de anamnese da clínica ou spa que você for realizar.
Outro benefício da reflexologia podal é sua eficácia no tratamento de quadros de estresse, depressão e ansiedade.
Esta técnica é capaz de promover um relaxamento mental profundo que ameniza os sintomas de problemas emocionais.
Além disso, outra grande vantagem são os resultados físicos proporcionados.
Como falamos no artigo “Conheça os efeitos da Massagem Corporal”, esta prática milenar é uma das poucas formas de tratamento natural que possui efeitos imediatos.
A amenização de dores crônicas e a eliminação de toxinas é só parte dos resultados. A reflexologia ativa o poder de autocura do seu organismo e melhora suas funções orgânicas.
Ou seja, seu corpo entra em um estado de equilíbrio e seus órgãos funcionam de forma mais eficaz, proporcionando mais saúde e bem estar.
⚠️Existe alguma contraindicação?⚠️
As contraindicações da reflexologia podal são muito semelhantes às precauções de outros tipos de massagem.
Pessoas com lesões ou fraturas na região não devem realizar o procedimento. Além disso, diabéticos que possuem feridas nos pés também precisam evitar esta técnica.
Pacientes que têm trombose precisam de permissão médica para fazer! Apesar de ser uma técnica não invasiva, a reflexologia ativa a circulação sanguínea e isso pode ser prejudicial para este caso.
Outro grupo que também precisa de autorização de um médico são as gestantes, principalmente nos três primeiros meses.
A reflexoterapia pode gerar inúmeros benefícios para a saúde e amenizar vários sintomas, mas todo cuidado é importante neste período.
Também não podemos esquecer que pessoas que apresentam algum tipo de dermatite, urticária, ou varizes muito expostas, também precisam se precaver.
Por isso, consulte um médico sempre que tiver dúvidas se pode ou não realizar esse tipo de procedimento.
Pratique a automassagem nos pés!
Muitas pessoas que descobrem a reflexologia podal se perguntam se não é possível fazer em si mesmo. Contudo, é preciso de muito conhecimento e habilidades específicas para realizar de forma correta esta técnica.
Conhecer os mapas dos pontos reflexos pode não ser o suficiente para alcançar os resultados esperados. Mas, isso não te impede de aprender a fazer uma automassagem nos pés super relaxante.
Como falamos no começo deste artigo, a massagem é uma prática de manipulação dos tecidos, músculos e articulações, que promovem vários benefícios.
Além de aliviar a tensão depois de um dia exaustivo, a automassagem nos pés também pode:
- ✅aliviar dores e incômodos, como fisgadas;
- ✅melhorar a circulação do sangue;
- ✅diminuir inchaços;
- ✅proporcionar uma sensação de relaxamento melhorando a qualidade do seu sono;
- ✅amenizar sintomas de irritação e ansiedade;
Não se esqueça de utilizar óleos ou cremes que ajudam na hidratação da pele. Incluir práticas de autocuidado são muito importante para a nossa saúde física e mental. Cuidar de si é um ato de carinho e amor!
Gostou de aprender um pouquinho mais sobre massagem nos pés e reflexologia?
Então, conta pra gente nos comentários o que você achou desta técnica, e se você já fez ou tem vontade de experimentar!
Fontes:
Título: Intervenção reflexologia podal em mulheres com câncer de mama. – Link: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/26557
Título: Reflexologia podal em idosos: promovendo o cuidado através dos pés. – Link: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10883