Início » Óleo Essencial – O que é, quais seus Benefícios?

Óleo Essencial – O que é, quais seus Benefícios?

Óleo Essencial o que é?

Com a popularidade da aromaterapia muito se tem falado sobre o óleo essencial. Mas você quer saber em detalhes o que é esse óleo?

Neste artigo você vai entender melhor sobre esse assunto. Vamos descrever aqui quais são seus benefícios e outras informações interessantes sobre o assunto.

Então fique conosco, leia atentamente este artigo preparado com carinho por nossa equipe.

Componentes do óleo essencial e produção

É uma substância liberada por plantas, flores e frutos. Ela é extremamente complexa, sendo composta por até 300 elementos diferentes.

O óleo essencial é formado por terpenos. Esses são compostos orgânicos voláteis e que podem reagir com outras substâncias formando outros compostos químicos.

Entretanto nas plantas, esses elementos que compõe o óleo pode ter diferentes funções. Dentre elas é a capacidade de protegê-las, inibir a ação de animais que se alimentam de plantas.

Também pode funcionar para atrair animais que realizam a polinização.

Como acontece a produção

Existem distintas maneiras de extração do óleo essencial espalhadas em todo o mundo. E essas técnicas podem variar conforme o material que será trabalhado.

O óleo essencial é obtido por meio de técnicas de extração como vapor, prensagem a frio, hidrodestilação entre outras. Nesses processos podem ser utilizadas: raízes, folhas, frutos, sementes, troncos e flores.

A extração por meio de vapor, é a mais comum. Nessa caso, o material deve ser colocado sob uma caldeira com água fervendo.

Assim a ação do vapor extrai os componentes do óleo que vão para um condensador. Posteriormente ocorre a separação do óleo essencial.

Outra forma de extrair é a hidrodestilação, essa é muito parecida com a técnica por vapor.

Entretanto, nessa técnica o material é colocado diretamente água quente com temperatura inferior 100ºC. E lentamente vão sendo extraídos os compostos do óleo juntamente com o vapor.

Nesse caso também se usa um condensador para separação dos compostos.

Já para a prensagem a frio as frutas são jogadas em uma prensa hidráulica. Dessa forma, todo os suco que contém o óleo essencial é retirado. Depois são separados por meio de jatos de água e centrifugação.

E ainda discorreremos brevemente sobre a técnica enfleurage. Essa geralmente é utilizada para extrair o óleo de flores.

Ela consiste em cortar as pétalas em pequenos pedaços e colocá-las em placas de vidro com gordura vegetal.

Então repete-se o processo uma vez por semana para que o óleo essencial se misture com a gordura. Posteriormente é feita a destilação da gordura e o que sobra é o óleo.

E para finalizar existe também um método chamado fluídos cítricos. Esse processo é feito por meio de gases. Acontece que eles tornam cítricos a certa temperatura e atuam como solventes naturais.

Posso utilizar óleo essencial na culinária?

Óleo essencial na culinária

Para cozinhar fique atento a quantidade certa e compre óleos essenciais desenvolvidos para fins culinários.

Na culinária ele é usado como flavorizante, uma substância que é adicionada aos alimentos para dar um sabor característico.

Geralmente esse tipo de óleo é extraído de temperos como tomilho, manjericão, baunilha, tomilho e amêndoas. Apenas uma gota já é capaz de realçar o sabor do prato.

Contudo no caso da aromaterapia como o próprio nome sugere, não há ingestão do óleo tudo acontece via inalação.

Seja uma gota de óleo pingada no ambiente ou diluídas 10 gotas em água ou mesmo aplicá-las em um difusor.

Dessa forma o aroma circula pelo ambiente, sendo inalado, promove benefícios para a saúde.

Quais os benefícios para a saúde?

O óleo essencial dependendo de seu tipo pode promover diferentes benefícios para a saúde.

Eles são capazes de ajudar a combater doenças como gastrite, úlcera, rinite e asma. Além disso também podem ajudar no tratamento de ansiedade e depressão.

O óleo de alecrim, por exemplo, tem efeito analgésico e anti-inflamatório. Já o óleo de lavanda atua como cicatrizante, estimulante e tônico.

Enquanto que o óleo de canela pode atuar contra fungos e bactérias. Esse também tem ação antidiabética e melhora o humor.

Posso usar óleo essencial em pet?

Óleo essencial para pet

O uso em pet ainda está sendo discutido e há controvérsias. Certamente é algo que exige cautela e o acompanhamento de um especialista.

Isso porque dependendo do óleo se ingerido, pode causar males ao seu bichinho e até mesmo levar a morte.

Mas sim, existem alguns casos de indicação de óleo essencial para aliviar sintomas como irritabilidade, tristeza, entre outros.

Além disso, pode ajudar a aliviar coceira e irritação em picadas de pulgas. E ainda atua como repelente de insetos, além de melhorar o pelo dos pets.

Entretanto lembramos que nunca faça nada sem antes consultar um médico veterinário de sua confiança.

Quais cuidados devo ter?

Esteja atento e tome alguns cuidados ao usar o óleo essencial. Tanto no caso de humanos como animais.

Isso porque, como são substâncias muito concentradas podem causar irritações e alergias ao terem contato com a pele.

Além disso, é preciso seguir as recomendações do médico e do veterinário. Não exagerar é sempre a melhor dica.

Também não é recomendável misturar óleos essenciais com propriedades opostas, pois uma substância pode anular a outra.

No caso dos animais, tome cuidado com o tipo de óleo usado. O de alecrim, por exemplo, é perigoso para pets hipertensos e epiléticos. Enquanto que o óleo de hortelã pode irritar os olhos.

Ao usar os difusores para os pets observe se ele está gostando da experiência. Veja também se está espirrando muito, todo cuidado é pouco, pois seu olfato é mais aguçado que dos humanos.

Concluindo

Os óleos essenciais podem proporcionar vários benefícios. Tanto para humanos como animais.

Entre seus benefícios estão:

  • melhorar o sono.
  • melhorar sintomas de ansiedade.
  • aumentar a autoestima.
  • melhorar o foco e a concentração.
  • atuar como bactericida e fungicida.
  • tem ação analgésica, anti-inflamatória e expectorante.

Como você viu o óleo essencial é uma substância que provém de diferentes partes da planta. E você pode usar tanto para fins medicinais como na culinária.

O óleo essencial pode proporcionar benefícios tanto para humanos como pets. Mas é preciso ter orientação médica e veterinária.

Lembrando sempre antes de usar, certifique-se de tomar todos os cuidados para que não cause mal. Não é porque é um produto natural que não há riscos para à saúde.

Um excesso ou mal uso pode sim ter efeitos negativos para saúde humana e também para o seu pet.

Então finalizamos aqui nosso artigo. Fizemos todo o nosso melhor aqui e esperamos ter contribuído positivamente em sua vida.

Agradecemos sua visita e já lhe convidamos para ver outros artigos como O que é aromaterapia para saúde e bem estar aqui em nosso site.

Um abraço e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima