Grande parte das pessoas não sabem que existem vários tipos de yoga. Assim, quem está interessado em começar a praticar essa atividade e aderir a um novo estilo de vida precisa entender sobre essas variações. Acompanhe a seguir quais são elas e como funcionam.
Os tipos de yoga que todo mundo precisa conhecer
Ao contrário do que muitos pensam, essa atividade possui uma série de ramificações. Dessa forma, se você tentou yoga e não gostou, saiba que existem outros estilos que valem a pena tentar. Conheça eles logo abaixo e em seguida veja cada um com mais detalhes.
- Ashtanga Yoga;
- Yoga Restaurativa;
- Kundalini Yoga;
- Hatha Yoga;
- Iyengar Yoga;
- Vinyasa Yoga;
- Babyoga;
- Yin Yoga;
- Yoga Aéreo.
1 – Ashtanga é um dos tipos de yoga
O legal desse estilo é que ele foge um pouco das vertentes mais tradicionais dessa prática. Então, o Ashtanga é bem mais intenso e coloca todo o seu corpo à prova. Portanto, ele é mais indicado para pessoas que buscam melhorar sua capacidade de concentração.
Capaz de mexer com o corpo inteiro
Quem procura trabalhar sua forma física, ao mesmo tempo em que desenvolve flexibilidade, também vai amar essa opção. Além disso, por ser um processo desafiador e que demanda muito do indivíduo, a prática também desintoxica graças ao suor.
2 – Yoga Restaurativa
Esse é um método considerado mais terapêutico. Dessa forma, a Yoga Restaurativa usa alguns instrumentos para auxiliar na manutenção das posturas. Então, é a alternativa perfeita para quem busca relaxar e prefere não se esforçar tanto.
O que costuma acontecer é pessoas começarem com esse estilo e depois tentarem outros dessa lista. Por fim, quem sofre de ansiedade geralmente gosta bastante dessa vertente.
3 – Kundalini, um dos principais tipos de yoga
Um estilo que foca em atingir toda a energia concentrada bem na base da coluna. Inclusive, essa região é conhecida na Yoga como o lugar do primeiro chacra. Assim, o Kundalini é uma das vertentes que mais mexe com questões de respiração.
Contração e gestos com as mãos também fazem parte do método de execução dessa atividade. Além disso, ela é muito indicada para quem busca uma experiência mais imersiva, de modo a expandir a consciência.
4 – Hatha Yoga
Um dos tipos de yoga mais populares em toda região do ocidente. Dessa forma, o Hatha consiste em executar um número de posturas menor e todas são mais leves. Portanto, é perfeita para quem nunca praticou nada parecido e deseja conhecer melhor esse universo.
O objetivo deste estilo é trabalhar muito em cima do equilíbrio da mente e do corpo. Ainda, ele mexe bastante com a respiração. Assim, é uma boa opção para as pessoas que buscam ter mais controle desse aspecto.
5 – Iyengar é um dos tipos de yoga
Uma outra alternativa para quem prefere uma abordagem mais terapêutica. O intuito do Iyengar é manter seus praticantes nas posturas corretas. Portanto, é uma linha muito legal para indivíduos que sofrem com fortes dores na coluna.
O alongamento também está muito presente nesse estilo. Então, se você tem questões com sua flexibilidade, vale a pena dar uma chance para essa atividade e ver como será seu desenvolvimento nela.
6 – Vinyasa Yoga, um dos tipos de yoga mais interessantes
Duas palavras descrevem muito bem o Vinyasa, dinâmico e elegante. Dessa forma, ele consiste na execução de uma série de movimentos. Não é à toa que muitos leigos nessa prática acabam tendo a impressão que se trata de uma coreografia de dança.
Quem opta por essa vertente vai aprender sobre o fluxo de posições e como sincronizar isso com a respiração. Além disso, ele é recomendado para indivíduos que desejam aumentar o que se chama de consciência corporal.
7 – Babyoga
Poucas pessoas sabem disso, mas existe um estilo que foca apenas em mães e seus bebês. Assim, o Babyoga fortalece o corpo e a mente de mulheres durante o período pós-parto. Ainda, os pequenos também passam pelo mesmo processo.
O foco é que seja uma prática para relaxar e se divertir com os bebês. Então, se você é mãe e procura uma atividade interessante para praticar junto do seu filho, essa é uma boa opção dentre os tipos de yoga.
8 – Yin Yoga
A coisa mais interessante sobre essa vertente é que ela trabalha as partes mais profundas do seu corpo. Portanto, ligamentos, fáscia, ossos e articulações são todos movimentados. Isso mexe de forma direta com a saúde emocional e mental do indivíduo.
O Yin tem uma abordagem mais somática e aumenta a consciência do corpo. Além disso, a respiração tem grande foco nesse estilo, tendo em vista que nele, você se mantém em posições estáticas.
9 – Yoga Aéreo
Ele usa um tecido suspenso como apoio, para que o praticante consiga realizar melhor as posturas. Assim, o legal desse estilo é que não importa se você é iniciante ou não. Todo mundo executa os movimentos de forma intensa e dinâmica.
A prática do Yoga, existe um lugar apropriado?
De fato, existem estúdios voltados para a prática dessa atividade. O legal desses espaços é que lá, as pessoas experimentam diferentes estilos. Isso sem contar com a companhia de um profissional para ajudar na execução das posturas e da respiração.
Mesmo assim, você não precisa ficar restrito a apenas essa alternativa. Então, sabia que dá para praticar yoga em casa, no trabalho e até mesmo, ao ar livre. Dessa forma, não há regras, o importante é se movimentar.
Uma dica é sempre ter uma roupa confortável ao alcance. Assim, é possível fazer os movimentos com leveza e relaxar ainda mais. Essa simples ação vai melhorar muito a sua experiência durante a prática em todos os tipos de yoga.
Escolha um dos tipos de yoga e comece a se mexer
Agora você já conhece os principais estilos dentro dessa atividade e como eles funcionam. Então, é a sua vez de analisar cada um deles e escolher o que mais lhe chamou atenção.
Por fim, dê uma chance para a yoga e veja como ela é capaz de melhorar a qualidade de vida de qualquer um. Tenha total certeza de que você só tem a ganhar com essa prática.
Veja também outras alternativas para saúde e bem estar no nosso site. Talvez você goste de ler sobre O que é aromaterapia para saúde e bem estar e Benefícios da Acupuntura – saúde e bem estar.