Início » O óleo essencial de hortelã pimenta e seus benefícios

O óleo essencial de hortelã pimenta e seus benefícios

Você já ouviu falar do óleo de Peppermint? Ele também é comumente conhecido como óleo essencial de hortelã pimenta!

Se você já é adepto dos óleos essenciais, ou está começando agora a conhecer os incríveis benefícios destes “medicamentos” naturais, já deve ter percebido que existe óleo para absolutamente tudo.

É como se a natureza soubesse de todos os problemas que nós enfrentamos no dia a dia, e nos oferecesse uma solução orgânica que, diferente dos remédios tradicionais, não possui efeitos colaterais quando usamos de forma correta.

Por isso, hoje vamos explorar vários benefícios do óleo essencial de hortelã pimenta que é muito famoso pela incrível sensação de refrescância que ele proporciona na pele.

Vem conferir!

Óleo essencial de hortelã pimenta: para que serve?

Assim como o óleo essencial de melaleuca, o Peppermint tem várias utilidades. Não é à toa que civilizações milenares já conheciam e exploravam suas propriedades medicinais.

Igual a maioria dos óleos, o processo de produção é baseado na destilação à vapor da planta. No caso, das folhas de hortelã pimenta (Menta piperita).

Seu uso diário pode promover vantagens como:

  • Controle da diabetes e compulsão alimentar;
  • Alívio rápido para enxaquecas e dores de cabeça;
  • Diminuição do inchaço abdominal ou cólicas causadas por excesso de gases;
  • Tratamento para cabelos ressecados e com caspa;
  • Alívio de dores musculares e nas articulações;
  • Acaba com o mau hálito;
  • Descongestionante natural;
  • Diminui a coceira e inflamação de picadas de insetos;
  • Aumenta o foco e a concentração;

Ou seja, uma fonte de tratamento para vários problemas dentro de um único frasco. Confira agora os principais compostos que conferem a este óleo seus atributos fitoterápicos, e entenda como utilizá-lo dependendo da sua necessidade.

Benefícios do óleo essencial de hortelã pimenta

O óleo essencial de hortelã pimenta possui compostos com o mentol, o acetato de mentilo, beta pinenos, o entol, entre outros componentes que o atribuem propriedades:

  • Analgésicas e anti-inflamatórias;
  • Antiespasmódicas e relaxantes;
  • Expectorantes e vasodilatadoras;
  • Anti-náuseas e estomáquicas (favorecem o sistema digestivo);
  • Revigorantes e refrescantes;

Além disso, o Peppermint é considerado um estimulante natural, sendo ideal para estudantes que têm problemas de foco e concentração. Indicado, inclusive, para crianças com TDAH ou autismo.

Peppermint para sinusite

Um dos melhores benefícios do óleo essencial de hortelã pimenta com certeza é seu efeito expectorante. Afinal, basta uma “fungada” deste óleo para você ter suas vias respiratórias totalmente desobstruídas eliminando o excesso de muco.

É só pingar uma gotinha nas palmas das mãos, esfregar uma na outra, e depois inalar algumas vezes. O efeito é praticamente instantâneo! Mas, não se assuste com a forte ardência que você irá sentir dentro do nariz ao aspirar o óleo. É totalmente normal!

Por isso, este óleo é excelente para aliviar sintomas de gripes, sinusite, bronquite e asma. Afinal, estes distúrbios respiratórios fazem com que o nosso organismo produza um excesso de muco.

Óleo essencial de hortelã pimenta para dor de cabeça

Outro uso muito comum deste óleo é para o alívio de enxaquecas e dores de cabeça. Isso porque é vasodilatador e ter propriedades analgésicas, basta aplicá-lo nas têmporas e fazer massagens circulares. Em pouco tempo você sentirá um alívio.

Peppermint para dores musculares

óleo essencial de hortelã pimenta para dores musculares

Você costuma sentir dores musculares quando está ansioso ou sob pressão? Ou sofre com dores no corpo depois de sair da academia?

Pois saiba que o efeito analgésico do óleo essencial de Peppermint é bastante eficaz para promover o relaxamento muscular. Aliás, ele é muito recomendado para pessoas que sofrem de fibromialgia.

Óleo essencial de hortelã pimenta para cabelo

A busca por tratamentos naturais para melhorar a vitalidade do cabelo está aumentando a cada dia. Afinal, os remédios tradicionais costumam vir lado a lado com efeitos colaterais indesejados.

Vimos que um dos óleos mais utilizado para este fim, com resultados comprovados, é o óleo essencial de alecrim.

Contudo, o óleo essencial de hortelã também é muito eficaz para tratar cabelos ressecados. Além disso, suas propriedades antissépticas ajudam a remover as impurezas do couro cabelo diminuindo a seborréia e ajudando a combater, inclusive, piolhos.

Peppermint para compulsão alimentar

Você acha muito difícil seguir uma dieta? A ansiedade bate e você não consegue resistir aquele docinho? A diabete saiu do controle?

Então este óleo é para você, pois a inalação dele pode te ajudar a controlar sua compulsão alimentar Além disso, ele pode amenizar aquela vontade incontrolável de comer um açuquinha depois do almoço.

Você pode utilizá-lo em um difusor, ou até mesmo fazer um chá com somente uma gotinha. Assim de te dar uma sensação de saciedade, o Peppermint irá:

  • auxiliar na sua digestão;
  • evitar ou melhorar a azia;
  • diminuir a sensação de inchaço;
  • amenizar cólicas intestinais;
  • aliviar enjoos;

Óleo essencial de hortelã pimenta para a saúde bucal

Você já percebeu que muitas pastas dentais, ou até mesmo aquelas pastilhas que usamos para melhorar o hálito tem sabor de hortelã?

Sua sensação de refrescância é incomparável. Contudo, esses chicletes e pastilhas só disfarçam temporariamente aquele “bafo” desagradável.

Já o óleo essencial de hortelã, misturado com bochechos caseiros, fazem uma verdadeira assepsia na sua boca.

Por isso, além de promover uma incrível refrescância, este óleo irá eliminar as bactérias e germes responsáveis pelo mau hálito.

Peppermint para pele

Precisando aliviar aquela sensação de calor insuportável que te dá até um mal estar? Então, aplique duas gotinhas na nuca e observe a sensação rápida de frescor que o mentol irá te proporcionar!

Além disso, o óleo essencial de hortelã pimenta também pode evitar o desenvolvimento de infecções em feridas, e ainda amenizar o ardor de queimaduras de sol.

Mas, como a pele já estará super sensibilizada, o ideal é que você não aplique o óleo puro diretamente na região afetada. Sempre peça orientação para um profissional da área.

Ou se caso você queira aprofundar um pouco mais, faça curso de aromaterapia. Dessa forma, você conseguirá aproveitar todas as propriedades dos óleos essenciais com segurança.

O óleo essencial de hortelã pimenta pode ser ingerido?

Óleo essencial de hortelã pimenta

Por ser excelente para problemas estomacais, existe uma dúvida frequente entre os usuários: pode tomar óleo essencial de hortelã pimenta?

E a resposta é sim, desde que eles tenham o certificado de pureza. Lembrando que basta uma gotinha no seu chá para poder usufruir dos efeitos positivos.

Dessa forma, caso faça uso tópico, utilize sempre um óleo vegetal como carreador caso você tenha algum tipo de alergia ou sensibilidade na pele.

E aí? Este conteúdo foi útil para você? Então participe deixe sua opinião no campo de comentários abaixo! Mas também não se esqueça de compartilhar essas informações com seus amigos.

Mas para saber mais sobre os diversos benefícios dos óleos essenciais para a saúde, fique por dentro do nosso blog e confira todos os nossos artigos.

Talvez você também goste de ler sobre Óleo Essencial Capim Limão: saúde em sua rotina! e também o Óleo essencial de Alecrim: principais benefícios.

Então aproveite! Boa leitura!

Um abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima