Início » Os 10 Benefícios do Tai Chi Chuan – conheça

Os 10 Benefícios do Tai Chi Chuan – conheça

Os benefícios do Tai Chi Chuan são muitos, e não é à toa que ele vem ganhando cada vez mais adeptos pelo mundo. Afinal, ele pode ser considerado como uma prática terapêutica.

É uma técnica que combina a força dos exercícios físicos à calmaria da meditação, o que também o fez ser apelidado de “meditação em movimento”.

Em tese, o objetivo da prática é atuar sobre o corpo e a mente, de modo que se atinja um nível mais alto de equilíbrio e bem-estar consigo mesmo.

Por isso, conhecer os benefícios do Tai Chi Chuan, pode ser o combustível que você precisava para começar de vez nesta prática milenar!

A seguir, confira mais informações sobre o tema, mas antes, vamos entender brevemente o que é o Tai Chi Chuan. Preparado(a)?

Afinal, você sabe o que é Tai Chi Chuan?

Como dissemos, o Tai Chi Chuan é uma prática milenar, criada há vários séculos no continente asiático, especificamente na China.

Como muitos já sabem, ele não é limitado apenas a atividades físicas, mas exercícios que trabalham o corpo e a mente a movimentos suaves e delicados, à concentração, controle da respiração e à visualização.

Sua verdadeira origem ainda é pouco conhecida. No entanto, a versão mais aceita é a ideia de que tenha se desenvolvido a partir da contribuição de outras artes marciais chinesas antigas, alinhada a aspectos como filosofia, saúde e práticas espirituais.

Ainda assim, vale dizer que ele continua sendo uma técnica bastante difundida na China. No país, há uma quantidade maior de praticantes, especialmente os adeptos da terceira idade que costumam praticá-la nos períodos da manhã.

Em outras regiões, ela só ganhou seu devido espaço após a década de 1960, quando imigrantes chineses passaram, de fato, a residir em outros países.

Aqui no Brasil, por exemplo, os primeiros indícios foram nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Com tudo isso, não é de se esperar que ela ganhasse destaque também em diversos tipos de estabelecimentos, concorda?

Entre eles estão os centros comunitários, clínicas e hospitais, academias e clubes esportivos, universidades e muito mais.

Inclusive, é importante lembrar que a própria ciência já admite os benefícios do Tai Chi Chuan para a saúde do corpo e da mente. A técnica é bastante utilizada no tratamento de doenças como hipertensão, fibromialgia, Alzheimer e doença de Parkinson.

– É o que diz um estudo publicado pelo ResearchGate.

Os 10 benefícios do Tai Chi Chuan para a nossa saúde

tai chi chuan

Por ser uma técnica de baixo impacto e com um ritmo lento e vagaroso, o Tai Chi Chuan está entre os exercícios mais recomendados para aqueles que possuem algum tipo de comorbidade especial, doenças e também para idosos.

De todo modo, é importante saber que ele não se restringe a apenas um e outro público, muito pelo contrário. Esta é uma prática que pode ser realizada por todas as idades e perfis, uma vez que apresenta benefícios para todos.

Além de melhorar o sistema imunológico, os muitos benefícios do Tai Chi Chuan incluem a melhora da função cognitiva e da memória, equilíbrio, força muscular, qualidade de vida e de sono.

A seguir, acompanhe estes e outros benefícios que o Tai Chi Chuan pode lhe oferecer!

1. Diminuição da pressão arterial

Considerada uma das doenças mais letais do mundo e presente na vida de milhões de brasileiros, o Tai Chi Chuan pode ser uma mão na roda quando o assunto é redução e prevenção da hipertensão.

O método ajuda não só a promover melhores níveis de colesterol no sangue, como também a redução da inflamação e os lipídios relacionados aos esteroides.

Agora, para aqueles que não foram diagnosticados, isso significa uma redução significativa do desenvolvimento desta doença.

2. Terapia integrativa contra a depressão

Tai Chi Chuan serve como um aliado ao tratamento de determinadas doenças psicológicas, tais como a depressão e a ansiedade.

A terapia consiste em integrar os praticantes aos fundamentos do Tai Chi.

Isso significa que a técnica pode ser tanto utilizada para ocupar a mente do indivíduo, como também para promover uma participação inclusiva com outros membros. Desse modo, é esperado que haja uma mudança significativa em seu estado mental.

3. Aumento da concentração

Diversos mestres de Tai Chi Chuan reconhecem a técnica como uma arte marcial interna. Isso porque, ela trabalha diretamente com o Chi (energia vital da vida), sendo um conceito bastante trabalhado na medicina chinesa e nas filosofias orientais.

Portanto, esta não é apenas uma prática de exercícios físicos, mas também uma técnica alinhada aos benefícios da meditação.

E qual o resultado? Alcançamos uma melhora significativa da concentração, tendo em vista que para trabalhá-la, é necessário um esforço maior de memorização sobre os movimentos e um certo raciocínio lógico em relação a eles.

Dentre outros benefícios do Tai Chi Chuan, também podemos elencar o aumento progressivo da massa encefálica e da própria memória

4. Aliado ao tratamento de asma e de outros problemas respiratórios

Benefícios do Tai Chi Chuan

Entre os diversos elementos trabalhos no Tai Chi Chuan, a respiração é um dos aspectos mais importantes para a realização adequada desta técnica. Inclusive, esta característica também é refletida em suas posturas e movimentos mais básicos.

Portanto, essa pode ser uma ferramenta eficaz para proporcionar melhor qualidade de vida a quem já sofre de doenças específicas relacionadas a problemas respiratórios. Entre elas bronquite, asma e fibrose cística.

Além disso, também é capaz de auxiliar na prevenção de diferentes tipos de doenças pulmonares.

5. Organismo mais resistente

OK, agora você deve estar pensando, “como uma técnica focada em movimentos lentos e sutis pode me ajudar a me tornar mais forte fisicamente”, não é mesmo?

De acordo com uma pesquisa publicada no Centro de Medicina de Stanford, dos Estados Unidos, tais movimentos aprendidos no Tai Chi Chuan podem ser igualados aos exercícios aeróbicos ou treinamentos de resistência.

No geral, são trabalhados os centros de força do corpo, como pernas, braços e costas, promovendo um equilíbrio maior em relação à postura e equilíbrio.

6. Mais qualidade de vida para idosos

Segundo um artigo publicado pelo Harvard Health Publishing, o Tai Chi Chuan está entre as práticas de atividades físicas mais ideais para os idosos.

À medida que vamos envelhecendo, nosso corpo tende a perder mais massa muscular, além de haver um ligeiro enfraquecimento de nossos músculos e ossos.

Com isso, pode-se dizer que se torna inviável a prática de determinadas atividades físicas, justamente por conta de seus altos níveis de risco e impactos. Por sinal, isso também causa inúmeros transtornos à estrutura óssea destes indivíduos.

Neste sentido, o Tai Chi Chuan nasce como uma proposta eficaz, trazendo os movimentos certos para que pessoas acima dos 60 anos tenham uma qualidade de vida mais saudável e ativa.

7. Previne e combate a osteoporose

Dentre os diversos benefícios do Tai Chi Chuan, podemos considerar o combate a osteoporose como uma de suas principais vantagens.

Por meio de movimentos síncronos e suaves, o Tai Chi gera mais fortalecimento para os ossos e articulações do corpo humano.

Por sua vez, isso auxilia na prevenção das consequências da osteoporose, especialmente para indivíduos acima de 40 anos.

8. Ajuda a reduzir o estresse

Embora não haja estudos conclusivos na área, o Tai Chi se define como uma ferramenta eficaz para a redução do estresse e da ansiedade, bastante recorrentes em nossa sociedade.

Além disso, os benefícios são reconhecidos pela maioria de seus praticantes, que veem uma melhora significativa destes episódios.

9. Ajude a combater e prevenir a obesidade

O Tai Chi Chuan é uma técnica de exercícios físicos de baixo impacto. Embora não traga esforços reais para quem o pratica, pode-se dizer que é uma das melhores formas para se manter o corpo sob medida.

Ao entender os fundamentos do Tai Chi, como resultado obtemos uma visão mais saudável e positiva em relação à vida. Fora isso, proporciona uma alimentação mais adequada e eficiente no combate do sobrepeso.

10. Promove noites de sono mais tranquilas e revigorantes

O sono exerce uma função importantíssima para o nosso corpo. Afinal, ele é capaz de proporcionar a restauração completa do funcionamento de nosso organismo, reparo dos tecidos, o equilíbrio das proteínas e o fortalecimento muscular.

Além disso, é fundamental para promover mais saúde ao corpo e disposição ao longo de todo o dia.

De acordo com um artigo publicado no NCBI, os benefícios do Tai Chi Chuan para uma boa noite de sono são evidenciados pela maioria daqueles que o pratica ao menos 2 vezes na semana.

Conclusão

Benefícios do tai Chi chuan

O Tai Chi Chuan se apresenta como uma prática eficaz para todas as idades. Além disso, também é ideal para o combate e prevenção das principais doenças que assolam a nossa sociedade.

Por isso, não deixe de conferir mais sobre a técnica e tenha conhecimento sobre as vantagens que ela pode oferecer para o seu caso.

Não esqueça também de realizar uma avaliação médica adequada, pois só assim será possível ter o pleno domínio dos resultados que se deseja obter e de todos os benefícios citados acima.

Aliás, sugerimos a leitura do artigo “estilos do Tai Chi Chuan”, onde você pode descobrir qual dos métodos tem mais a ver com o seu perfil.

Também recomendamos a leitura dos artigos Benefícios da dança para saúde mental e física e ainda Benefícios do Pilates que você deve conhecer hoje.

E aí, preparado(a) para desfrutar de todas estas vantagens? Conte nos comentários!

Ah, e não esqueça de compartilhar este artigo com outras pessoas! Assim sabemos que o conteúdo está sendo útil e sempre poderemos trazer materiais relevantes como esse.

Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima