Início » Graduações do Muay Thai: você sabe quais são elas?

Graduações do Muay Thai: você sabe quais são elas?

As graduações do Muay Thai conferem a ele um estilo de jogo similar ao Judô ou o Jiu Jitsu. No entanto, será que ele sempre foi assim?

Criado e desenvolvido na Tailândia há mais de 2 mil anos, o Muay Thai se tornou um dos esportes mais praticados do mundo.

Porém, em seus primórdios a prática ia muito além de uma simples atividade recreativa. Mas uma arte marcial utilizada em guerras e nas principais batalhas da Tailândia.

Este é um dos esportes que mais utilizam os membros do corpo para auxiliar em movimentos de defesa, ataque e esquiva. Por causa disso, oferece ainda uma série de benefícios para o corpo e a mente.

Sendo assim, entender suas regras, assim como as graduações do Muay Thai, é uma excelente forma de compreender mais sobre a prática. Além disso pode te ajudar a sanar todas as dúvidas que tem sobre o tema.

Preparado(a)? Então boa leitura!

O quê? Você não conhece as regras do Muay Thai?

Popularmente conhecido por Boxe Tailandês, ou a arte das 8 espadas. A princípio o Muay Thai assume regras como todos os outros estilos de artes marciais.

Diferente da modalidade inicial, a modalidade atual possui regras que preservam a integridade física dos participantes em um torneio.

A seguir, você confere algumas informações sobre o assunto. Vamos falar sobre os equipamentos utilizados, o tempo de duração dos combates e as categorias de luta. Confira!

Duração de combates

No Muay Thai, seus combates consistem em um ciclo de 5 rounds. Em cada round, os participantes disputam partidas de no máximo 3 minutos. Sendo assim seguem este ciclo até o fim do combate ou a próxima rodada.

O intervalo de uma luta dura apenas 2 minutos. E isso tem o objetivo de oferecer um momento para descanso do lutador. Também é um momento utilizado para conversar com o técnico e higienizar os ferimentos.

O ringue Muay Thai profissional

Rinque e graduações do muay thai

O espaço cedido para a prática de Muay Thai é chamado de ringue. Tais espaços podem variar entre 6 a 10 metros ou em alguns locais, uma dimensão de 7×30.

Para limitar o ringue é preciso utilizar cordas. Elas tem como papel delimitar a área em que os lutadores têm à disposição para realizar o torneio.

Ao todo, são quatro cordas de 3 a 5 centímetros de diâmetro dispostas ao redor do ringue. Elas permanecem esticadas e revertidas em material maleável para inibir o impacto dos lutadores quando são arremessados.

Por sua vez, os postes espalhados pelos cantos do ringue devem ter uma dimensão de 10 a 12,70 centímetros de diâmetro. Já a altura deve ser equivalente a 1,22 a 1,48 centímetros, tendo em vista de sempre serem acolchoados.

O piso para realizar a luta tem que ser um piso próprio e de um material que amorteça as quedas. Assim, é ideal que seja um tapete de borracha ou qualquer outro acessório que reduza a chance de lesões por queda.

Por sinal, ele deve conter uma espessura entre 2,5 a 3,7 centímetros.

Confira os equipamentos do Muay Thai

Assim como o ringue e a duração dos combates, cabem as regras do torneio determinar quais os equipamentos e acessórios a serem utilizados durante as partidas, assim como as suas especificidades.

Além disso, ao disputar um torneio de Muay Thai cada jogador deve estar munido de luvas que correspondam às categorias do qual estão inseridos. Isso influencia diretamente em seus pesos.

Lembrando que, tais acessórios devem ser certificados pelo Conselho Mundial de Muay Thai. Esse é um dos órgãos mais importantes de vigilância e sanções esportistas do mundo.

Sendo assim, os conselheiros avaliam as luvas de cada boxeador antes de iniciar as partidas.

De mesma forma, existe normas em relação às roupas e acessórios que são utilizados durante um combate. Confira:

  • Antes de iniciar o combate, os lutadores podem utilizar o Mongkol em torno de sua cabeça. Trata-se de um cordão sagrado que faz reverência aos antigos mestres do Muay Thai;
  • É proibido cabelos ou barbas longas;
  • Não pode utilizar no corpo produtos como gordura ou vaselina. Uma vez que é utilizado como vantagem para inibir seus adversários;
  • Ligaduras elásticas são permitidas para proteger os tornozelos. O lutador decide pelo seu uso ou não;
  • Virilhas de proteção são obrigatórias durante o torneio. Isso porque a sua falta pode acarretar em problemas sérios para a saúde de cada lutador;
  • Calças e vestimentas longas não se usa durante um combate. É permitido apenas calções de boxe com cores diferente do oponente.
  • Objetos de metal, joias e bijuterias não são aceitas durante um torneio.
Graduações do muay thai e normas do ringue

Como as infrações são vistas no esporte?

A princípio, o descumprimento de quaisquer regras referentes ao código de vestimenta durante uma partida, pode acarretar na suspensão do lutador. Isso tanto no combate do qual ele esteja realizando, quanto em outros posteriores.

Contudo, cabe ao comitê técnico realizar as avaliações necessárias e determinar o grau de cada infração.

Árbitros e juízes

Mas antes de falarmos sobre as graduações do Muay Thai, é preciso ir um pouco mais a fundo sobre a parte técnica deste esporte. Em síntese, o árbitro que delibera as ações durante o ringue.

Tais profissionais possuem funções bem distintas durante o torneio de Muay Thai, que vão desde a análise do jogo, o comprometimento de cada lutador com as regras e, acima de tudo, a definição do vencedor durante o combate e o round final.

O vencedor de uma partida de Muay Thai

Existe uma norma específica que determina o vencedor de uma competição de Muay Thai. 

Por sinal, essa regulamentação também está muito relacionada às graduações do Muay Thai, uma vez que é a partir das vitórias de cada lutador que conseguimos determinar o seu nível de expertise no esporte.

Confira!

  • A vitória é determinada após um nocaute, isto é, um (KO). Assim, realiza uma contagem de 10 segundos até que o lutador derrubado se levante. Entretanto, caso ele seja incapaz de se levantar durante a contagem, o combate é dado como vencido;
  • A vitória é declarada após um KO técnico. Em outras palavras, ao momento em que um dos jogadores apresenta lesões graves ou esteja extremamente debilitado para continuar após um intervalo;
  • Da mesma forma, uma partida pode se dar como vencida ao concluir que ambos oponentes não estão em pleno estado para continuar a luta. Quando isso ocorre, o vencedor é definido segundo o número de rounds através do sistema de pontuação;
  • Um vencedor também é declarado após uma análise médica sobre as condições de cada lutador;
  • Quando um dos lutadores interrompe o combate devido a ferimentos ou lesões, tornando assim, inapto para continuar;
  • Quando ocorre infrações às regras do Muay Thai.

Principais faltas do Muay Thai

Graduações do muay thai e principais faltas

Como nos diversos estilos de artes marciais, existem algumas ações que ocasionalmente podem comprometer as regras da competição.

Porém, diferente das regras habituais, as faltas apenas conferem aos lutadores a dedução de um ponto por violação. Isto é, pontos são retirados por cada infração cometida.

Entre algumas das faltas mais recorrentes, estão:

  • Morder, inserir os dedos nos olhos, cuspir ou dar cabeçadas no adversário;
  • Não se pode aplicar quaisquer tipos de movimentos relacionados à luta livre.
  • Cair constantemente sobre o oponente;
  • Segurar as cordas mediante qualquer intenção;
  • Usar palavrões ou xingamentos ofensivos durante o combate;
  • Perda de pontos após o árbitro determinar o fim do combate ou intervalo;
  • Golpear de modo intencional a região dos órgãos genitais do adversário. Aliás, lutadores atingidos na virilha podem solicitar um descanso de até 5 minutos antes de continuar o jogo.

Graduações do Muay Thai: o que você deve saber?

Uma série de dúvidas surgem quando o assunto é “graduações do Muay Thai”. Afinal, em seu país de origem, na Tailândia, não há nenhum tipo de sistema que confere aos seus praticantes níveis de graduação no esporte.

Ou seja, isso significa que o esporte não é representado por cores ou faixas que facilitem a identificação de seus praticantes. Muito pelo contrário! 

Diferente do Ocidente, eventualmente na Tailândia seus praticantes apenas lutam nas categorias amador e profissional.

Nos países ocidentais, os formandos de Muay Thai começaram a se mostrar dessa forma. Por sinal, no Brasil o padrão de cores é regulamentado pela CBMT (Confederação Brasileira de Muay Thai).

Assim, seus praticantes utilizam os Kruangs, que são uma espécie de corda trançada e amarrada no braço do lutador, apresentando diferentes tipos de tonalidades. Logo, tais cores representam níveis diferentes de experiência.

Segundo a classificação CBMT, é a cor quem representa o nível do atleta, da seguinte forma:

  • Branca;
  • Branca com ponta vermelha;
  • Vermelha;
  • Vermelha com ponta azul clara;
  • Faixa azul clara;
  • Azul clara com ponta azul escura;
  • Faixa azul escura (instrutor);
  • Azul escura com ponta preta (instrutor master);
  • Preta (professor);
  • Preta e branca (Mestre);
  • e Preta, branca e vermelha (Grão Mestre).

Conclusão

Aprenda sobre a importância das Graduações do muay thai

O Muay Thai oferece uma série de benefícios para quem o pratica. Afinal, ao exercê-lo você não apenas trabalha o seu autocontrole, como também garante a melhora da postura e condicionamento físico.

Por isso, entender as regras e graduações do Muay Thai é de extrema importância durante o seu processo de aprendizagem. Afinal, esta prática foi desenvolvida há milhares de anos.

Então, o que você achou do sistema brasileiro de graduações do Muay Thai? Conte nos comentários!

Além disso, não esqueça de compartilhar este artigo com mais pessoas. Assim sabemos que este conteúdo está sendo útil e sempre poderemos entregar textos relevantes como este.

Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima