Início » Benefícios da dança para saúde mental e física

Benefícios da dança para saúde mental e física

Os benefícios da dança para saúde do corpo e da mente são inegáveis. Além de estimular nossos músculos a trabalharem melhor, esta também é uma atividade que alivia o estresse e diferentes tipos de problemas associados ao nosso bem-estar, ou melhor, a falta dele.

Além disso, a dança é um exercício muito versátil que pode ser realizado individualmente ou em conjunto, principalmente a Zumba, que não se limita a um ou outro modelo. 

Com isso, os benefícios são vários, que vão desde incentivos à nossas habilidades de socialização, como também o combate à timidez e até mesmo o desenvolvimento da autoconfiança.

Dança contemporânea - veja os benefícios da dança

Pensando nisso, que tal conhecer de uma vez por todas os benefícios da dança? A seguir, confira mais informações sobre o assunto. Mas antes, vamos entender porque dançar é realmente vantajoso para a nossa saúde.

Acompanhe!

Você sabe quais são os benefícios da dança para saúde? Vamos descobrir?

A dança tem um papel importantíssimo na qualidade de vida das pessoas que a praticam.

Ela é um tipo de exercício físico aeróbico, capaz de proporcionar benefícios para a saúde do corpo e da mente.

Estudos apontam, por exemplo, que o simples hábito de dançar por apenas 30 minutos, em um ciclo de 3 vezes por semana, não só ajuda a melhorar a coordenação motora, como também de todo o sistema cardiovascular.

Em outras palavras, isso ajuda o sangue a fluir melhor, proporcionando mais proteção ao corpo e um organismo saudável que. Aliás, faz com que nos sentimos mais dispostos a realizar nossas tarefas diárias.

Além disso, dançar também fortalece os músculos, algo que está diretamente relacionado ao nosso condicionamento físico, nos ajudando a ter mais resistência e flexibilidade

Resumindo, a importância do investimento é óbvia que, embora pareça bem simples, traz uma série de benefícios para o nosso organismo, não é mesmo?

Portanto, a seguir, confira mais benefícios da dança para saúde do nosso corpo e mente. Boa leitura!

10 benefícios da dança para saúde mental e física

Sobretudo, para a saúde do nosso corpo, a dança proporciona vantagens que podem ser comprovadas com a melhora da coordenação motora, a agilidade, equilíbrio, resistência e flexibilidade dos músculos.

Já quando falamos sobre os benefícios para a saúde emocional ou mental, podemos concluir que o grande destaque vai para a sensação de bem-estar que ela é capaz de oferecer, melhorando o nosso humor e a nossa autoestima. Incrível, não é?

No entanto, vale dizer que os benefícios garantidos vão muito além destes. Sendo assim, confira agora o que a dança é capaz de trazer para a saúde da nossa mente e de nosso corpo. Aproveite!

1. A dança estimula a memória e cognição motora

Por meio dos movimentos, são vários os efeitos benéficos que garantimos para a saúde do nosso cérebro.

À medida que novos movimentos são praticados, como resultado, influenciamos de forma positiva a principal área responsável pelo armazenamento de nossas memórias, o hipocampo.

Além disso, isso também nos auxilia em nossa cognição motora, garantindo mais equilíbrio ao nosso corpo.

É possível que você esteja se perguntando: mas como? Bem, a resposta está nos passos de dança que decoramos ao longo da atividade.

Inclusive, essa também é uma boa indicação para os idosos, sendo ideal para a melhora da coordenação motora e concentração, além de prevenir contra a osteoporose.

2. Reduz o estresse

Dentre outros benefícios da dança para saúde, contudo, também podemos citar a redução do estresse e da tensão emocional, tendo em vista que a prática nos ajuda a relaxar e aumentar o bem-estar.

Além disso, ele também contribui para a redução dos níveis de cortisol, que é o hormônio responsável pelas respostas de nosso organismo a situações estressantes.

3. Nos ajuda a manter um bom condicionamento físico

Nada melhor do que manter um corpo saudável apenas praticando alguns exercícios físicos, não é mesmo? Pois é, a dança é uma das atividades que melhor nos ajudam a manter o corpo em forma.

Dependendo do ritmo e intensidade de seus movimentos, é possível obter uma queima de até 600 calorias por exercício.

Desse modo, além de nos ajudar a emagrecer de uma forma bem divertida, também adquirimos um saldo calórico positivo ao nosso corpo.

Benefícios da dança

4. Benefícios da dança para saúde: prevenção a problemas cardiovasculares e diabetes

Se é possível queimar uma quantidade ideal de calorias e proporcionar uma melhora significativa de nosso metabolismo, logo, a dança também pode ser uma mão na roda quando o assunto é prevenção de problemas cardíacos, como:

  • Diabetes;
  • Infarto;
  • Hipertensão;
  • e Colesterol alto.

É importante frisar que a dança é uma atividade de ritmo intenso, por isso, ao reservar alguns dias da semana para praticá-la, é possível obter uma ligeira melhora da saúde do seu coração.

5. Dançar também é benéfico para sua postura

Entre os benefícios da dança, é possível apontar a melhora da postura. Isso porque, a dança trabalha diretamente com o eixo de nossa coluna vertebral, à medida que fortalece os músculos localizados na região do tórax (ou core).

Por sua vez, o processo nos ajuda a manter uma postura mais ereta e também o alinhamento das vértebras do nosso corpo.

Por isso, se você tem problemas relacionados à coluna, ou as famosas “dores na cadeira”, dançar pode ser uma excelente ideia!

6. Dançar é bom para os seus músculos

Bem, essa já não é mais uma novidade, portanto, se você tem dificuldades em ir até uma academia ou é daqueles que associa suas atividades a exercícios de musculação repetitivos, a dança pode ser uma grande aliada.

A prática é capaz de trabalhar todo o nosso corpo sem ter que se concentrar em uma região por vez, tornando assim, algo ainda mais divertido.

Além disso, é possível escolher as danças que você mais curte e se manter disposto por mais tempo, sem ter que ficar com pernas ou braços doloridos.

7. Benefícios da dança para saúde: ajuda a prevenir a depressão

Por concentrar suas atividades em passos que podem ser realizados em conjunto com outras pessoas, a dança se torna bastante eficaz para estimular a interação social, evitar o isolamento e, acima de tudo, combater a depressão.

Fora isso, essa também é uma prática que libera maiores níveis de endorfina, o hormônio associado ao prazer e à felicidade.

Por sua vez, isso funciona como um antidepressivo natural, ajudando a combater os sinais mais característicos de depressão e tristeza profunda.

8. Entre os muitos benefícios da dança: a melhora o equilíbrio

Os diferentes tipos de dança nos ajudam a aprender de maneira coordenada alguns passos que exigem mais do nosso próprio corpo.

Isto é, movimentos onde é preciso ficar sobre as pontas dos pés, se manter por um longo tempo em uma mesma posição ou quem sabe realizar diferentes saltos.

A princípio, além de fortalecer o grupo de músculos associados ao suporte, tais movimentos são extremamente necessários para adquirirmos mais resistência sobre o nosso corpo, o que por sua vez melhora significativamente o equilíbrio.

Com isso, as chances de ocorrerem quedas ou lesões provenientes de atividades físicas são reduzidas a praticamente zero.

9. Diminui as dores

Tá aí mais um dos benefícios da dança para saúde do nosso corpo: a redução das indesejáveis dores musculares.

Se suas costas, joelhos, ombros ou até mesmo dores no pescoço persistirem, em síntese, pode ser hora de tentar alguns passos de dança, especialmente se você é daquelas pessoas que passa horas na frente do computador.

Ao dançar, além de relaxar os músculos e aumentar a resistência física, você também melhora a postura, tendo como resultado a diminuição das dores musculares, resultantes de longos períodos em uma mesma posição.

10. Dançar é para qualquer idade

Benefícios da dança para todas as idades

Finalmente, ao falarmos sobre os benefícios da dança para saúde do corpo e mente, é importante mencionar que esta é uma prática ideal para quaisquer tipos de público e de idades.

Entre as crianças, a dança proporciona maior disciplina e aumento da criatividade.

Todavia, para os mais idosos a prática é uma grande aliada aos processos cognitivos que, por sua vez, previne o surgimento de doenças como Parkinson, osteoporose, Alzheimer e demência.

Fora isso, também é excelente para a melhora do equilíbrio e coordenação motora.

Conheça os principais tipos de dança e suas origens

Existem diferentes tipos e estilos de dança para serem praticados e incluídos na sua rotina. Afinal, para ser algo divertido, a dança requer uma escolha bastante particular.

Com isso, nada melhor que descobrir aquelas que mais se adequam ao seu dia-a-dia, não é mesmo?

Sendo assim, agora que você já conhece os benefícios da dança para saúde física e mental, conheça a origem e as danças mais praticadas ao redor do mundo.

Temos certeza que até o final você terá boas opções para escolher!

1. Zumba

A zumba é um estilo de dança desenvolvido pelo professor colombiano Beto Perez em 1990, na cidade de Miami, nos Estados Unidos.

Muito popular por unir ritmos latinos aos principais gêneros musicais, a zumba foi criada por acaso e tem como característica a sua versatilidade.

Além disso, por ser um estilo de dança de ritmo acelerado, ela é bastante útil para a queima constante de calorias.

2. Dança de salão

Benefícios da dança -  dança de salão

A dança de salão é um estilo criado durante o Renascentismo Europeu, em meados dos séculos XV e XVI (séculos 15 e 16, respectivamente).

De lá pra cá, este tipo de dança tem ganhado bastante espaço pelo Brasil, tendo como característica o estímulo a interações sociais. Igualmente, é um dos únicos estilos que alinha ritmos como Samba, Forró, Salsa, Tango, Bolero, Swing e muitos outros.

3. Salsa

Salsa é uma dança de estilo cubana, criada por volta da década de 1960, sendo, ainda, considerada uma adaptação do estilo mambo, criado 10 anos antes de sua criação.

Atualmente, a salsa une ritmos africanos e caribenhos e se caracteriza por ser uma dança de ritmo médio para acelerado.

Além disso, seus sons incluem son montuno, a junção da bomba e porto-riquenhas e o mambo e rumba cubanos.

4. Dança do ventre

Benefícios da dança - dança do ventre saiba mais

A dança do ventre é um dos estilos mais antigos que se tem conhecimento. A princípio, a ideia mais aceita sobre sua origem é a criação no Antigo Egito, onde era acompanhada de rituais e diferentes cultos religiosos em reverência às divindades da tradição.

Ela une a sensualidade feminina e tem como característica movimentos suaves e batidas de quadril.

Inclusive, um dos benefícios dessa dança para a saúde feminina é a prevenção de cólicas e da menopausa, o que também contribui para uma melhor expansão da linguagem corporal.

5. Samba

Por falar em danças, uma que merece destaque é o samba. O samba é um estilo criado na cidade do Rio de Janeiro no começo do século XX (20).

Ele é uma adaptação do samba de roda, que é um dos gêneros criados pelos africanos trazidos para cá durante o Brasil Colônia. Além disso, foi bastante aprimorado ao longo dos anos, representando as tradições culturais brasileiras.

Ele tem como benefícios o aumento do condicionamento físico, a melhora da postura e equilíbrio, assim como melhora do humor e da autoestima.

6. Tango

Benefícios da dança - Tango

Além de ser um estilo de dança complexo, o tango também é um dos ritmos mais populares do mundo, sendo desenvolvido na Argentina.

A dança consiste em movimentos mais retraídos (chamados de cortes) e um estilo musical binário, onde é realizado um compasso de dois por quatro.

Acima de tudo, ele representa elegância, sensualidade e melancolia.

7. Ballet

Criado na Itália no início do século XV (15) e desenvolvido em países como França, Rússia e Inglaterra, ele está entre os estilos de dança mais praticados do mundo.

Ele consiste em passos delicados, suaves e circulares, além de movimentos que exigem um equilíbrio maior do praticante. Portanto, ele é ideal para aqueles que buscam mais resistência física, flexibilidade e concentração.

8. Sapateado

Dança do sapateado - benefícios da dança

É o estilo de dança criado na Irlanda por volta do século XIX (19). Porém, há quem diga que ele tenha surgido bem antes, lá em meados do século V (5).

Seus passos consistem em movimentos sincronizados e sincopados com os pés.

Similarmente ao Ballet, os benefícios dessa dança para saúde vão desde aumento da capacidade cognitiva, como maior resistência e equilíbrio físico.

9. Yangko

É um estilo de dança criado na China que, onde seus praticantes devem realizar movimentos com o corpo seguindo o ritmo do qual está sendo tocado.

São os quadris e os pés que ficam responsáveis por conduzir o corpo ao ritmo da música. Portanto, é ideal para o alinhamento da postura e redução de quedas.

Conclusão

Existem diferentes tipos de dança para serem praticados. Portanto, você deve escolher aquele que melhor atende ao seu perfil e as suas necessidades.

A melhor dança é aquela que você sente prazer em praticar. Ou seja, algo que não seja exaustivo ou crie ainda mais problemas para o seu corpo.

Benefícios da dança - escolha uma modalidade que lhe agrade

Ainda que a maioria desses estilos exijam o acompanhamento direto de outras pessoas, o fato é que há uma variedade de outras opções que podem ser facilmente realizadas em casa. Não sendo necessário se limitar às academias.

No início é possível apostar em tutoriais no YouTube, plataformas de dança como o Just Dance Now ou até obter o apoio de instrutores particulares de modo totalmente online.

E aí, já conhecia os benefícios da dança para saúde do corpo e da mente? Não? Conte nos comentários!

Além disso, se você conhece outro estilo de dança ou mesmo acha que esquecemos de algum detalhe, é só escrever aqui embaixo.

Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima