Início » Massagem relaxante: principais benefícios para a sua saúde!

Massagem relaxante: principais benefícios para a sua saúde!

A massagem relaxante é uma terapia alternativa utilizada não só para o alívio de incômodos físicos, mas também para auxiliar no tratamento de problemas psicológicos. 

De origem milenar, as técnicas da massagem foram passadas de geração em geração, sendo aperfeiçoadas de acordo com estudos mais profundos sobre anatomia, fisiologia e cinesiologia. 

Acredita-se que, no princípio, o homem realizava o ato de massagear de maneira muito intuitiva quando lesionava alguma parte do seu corpo. 

Contudo, após compreender melhor o funcionamento do organismo e descobrir a localização de pontos energéticos, foi desenvolvido técnicas mais precisas e seguras de como manipular os músculos, tecidos e articulações. 

Nos dias atuais, a massagem relaxante vem sendo cada dia mais buscada por pessoas que desejam abandonar o uso de medicamentos. 

Afinal, tanto o uso de analgésicos, para o alívio de dores, como o uso de ansiolíticos, para amenizar sintomas da ansiedade, podem acarretar em outros distúrbios ou gerar uma relação de dependência. 

Além disso, a massagem vem sendo requisitada não só por questões de saúde, mas também para fins estéticos. 

Afinal, esta técnica ajuda a tonificar a pele, retardar o envelhecimento precoce, estimular a musculatura e eliminar toxinas que possuem efeito oxidativo no nosso organismo. 

Quer entender melhor sobre os benefícios da massagem relaxante, como ela é feita e quais suas principais contraindicações?

Então, continue a leitura e aproveite para tirar todas as suas dúvidas em relação a este assunto!

Um pouquinho da história da massagem relaxante

Mulher sorrindo enquanto a massoterapeuta faz massagem

Como citamos, muitos estudiosos crêem que as técnicas da massagem são a evolução de um instinto humano de pressionar ou friccionar uma região machucada. 

O ato de esfregar com as mãos uma área dolorida, por exemplo, eleva a temperatura do local. Desta forma, o fluxo sanguíneo aumenta devido ao processo de vasodilatação e, consequentemente, os músculos relaxam. 

Com fins terapêuticos, a massagem relaxante era muito apreciada na Grécia Antiga, sendo considerada um dos melhores métodos para amenizar os sintomas de diversos tipos de doenças. 

Mas, foi na China que as técnicas da massagem começaram a ser desenvolvidas de forma sistemática como conhecemos atualmente.

A Índia também foi o berço de alguns tipos de massagem que são bastante populares em vários países, como é o caso da Ayurvédica.

Mesclando alguns movimentos do Yoga, esta modalidade permite que o paciente trabalhe sua consciência corporal. 

Além de reequilibrar as funções do seu organismo, a massagem Ayurvédica promove um incrível estado de relaxamento trabalhando bem a sua respiração. 

Conheça agora outros tipos de massagem relaxantes!

Tipos de massagem relaxante

Profissional fazendo um procedimento para relaxamento do pescoço em uma mulher

O movimento, o ritmo, o nível de pressão e os pontos a serem estimulados variam de acordo com o tipo de massagem escolhida pelo paciente. 

Caso você tenha a oportunidade de experimentar diferentes técnicas, você vai observar que as massagens ocidentais são mais direcionadas para fins estéticos, enquanto que as técnicas orientais são mais direcionadas para o reequilíbrio da sua energia vital. 

Confira algumas modalidades!

Massagem Sueca

Considerado o pioneiro dos preceitos da educação física na Suécia, Perk Hering Ling foi o desenvolvedor da técnica conhecida como massagem sueca. 

Após descobrir alguns métodos manuais chineses utilizados para amenizar dores no corpo, Ling aprofundou seus estudos na área e criou sua própria modalidade. 

Uma das principais características da massagem sueca é o fato de todos os movimentos serem direcionados para o coração. Isso estimula o retorno venoso que aumenta o fluxo sanguíneo. 

Além de ser excelente para promover o relaxamento, a massagem sueca é indicada para quem tem fibromialgia, tendinite, torcicolo e dores constantes na lombar e coluna. 

Shiatsu

De origem oriental, a massagem shiatsu também é bastante eficaz para reduzir a tensão corporal e amenizar dores musculares. 

Trabalhando os pontos meridianos, esta técnica busca liberar o fluxo energético do nosso corpo. Por isso, ela ajuda a recuperar o estado de equilíbrio, restabelecendo as funções do nosso organismo. 

Além disso, o Shiatsu auxilia no alívio de sintomas de ansiedade, estresse e depressão, sendo bastante recomendado para pacientes que se encontram em um estado de instabilidade emocional. 

Pedras Quentes

Massagem relaxante com pedras quentes. Mulher deitada e o profissional colocando as pedras nas costas

Este é um tipo de massagem relaxante muito eficaz para o alívio de dores no corpo. Aliando conhecimentos de acupressão, termoterapia e aromaterapia, esta técnica proporciona uma incrível sensação de bem estar. 

As pedras de basalto colocadas em locais estratégicos ajudam no relaxamento da musculatura e na eliminação de substância nocivas para o nosso organismo. 

Além disso, o aumento na circulação sanguínea devido à temperatura das pedras melhora o transporte de oxigênio e facilita a condução de mais nutrientes para os seus músculos. 

Bambuterapia

Pessoa fazendo bambuterapia que é um tipo de massagem relaxante

O Bambu sempre possuiu um significado muito simbólico para os chineses. Acredita-se que a prática de massagear o corpo utilizando hastes desta planta era comum entre esta civilização milenar. 

Contudo, foi na França que o termo Bambuterapia surgiu após ser apresentado por um fisioterapeuta. Por seu formato e textura, o bambu se mostrou uma excelente ferramenta para aplicar as técnicas de massagem. 

Além de ser uma atividade terapêutica, pois proporciona uma sensação de conforto e bem estar, este tipo de massagem é muito procurada por seus incríveis resultados estéticos. Afinal, ela ajuda a reduzir a celulite e a melhorar o aspecto de flacidez da pele. 

Benefícios da massagem relaxante

Para apresentar os principais benefícios da massagem relaxante, vamos dividi-los em duas classes: físicos e psicológicos. Apesar desta divisão, é importante lembrar que estes dois aspectos estão interligados e refletem um no outro seu atual estado. 

Físicos

Começando pelos benefícios físicos, as massagens relaxantes estimulam o processo de produção de óxido nítrico. 

Esta substância, por sua vez, incita a vasodilatação. Ou seja, seus vasos sanguíneos irão aumentar de tamanho permitindo que seu sangue circule mais facilmente. 

Desta forma, tanto o transporte de oxigênio, como de outros nutrientes, vão ser melhor distribuídos para todo o seu organismo, proporcionando os seguintes benefícios: 

  • sua sensação de fadiga irá diminuir; 
  • seus músculos irão receber mais vitaminas;
  • sua vascularização vai aumentar;
  • você terá um desempenho físico melhor;

Além disso, a massagem relaxante dispersa o excesso ácido láctico que o nosso corpo produz quando exageramos nos exercícios físicos. Este ácido é o responsável por causar as terríveis dores musculares. 

Também não podemos esquecer que as técnicas de massagem, principalmente as que tem o foco em drenagem, são excelentes para estimular nosso sistema linfático. Por isso, elas são ideais para quem deseja: 

  • tratar edemas causados pela retenção de líquidos; 
  • reduzir as celulites;
  • estimular o processo de cicatrização dos tecidos; 
  • eliminar toxinas do corpo;

Junto com uma alimentação balanceada e a prática de exercícios, a massagem pode ser uma grande aliada para fazer um detox no seu organismo, modelar seu corpo e reduzir suas medidas. 

Fora tudo isso, a massagem relaxante promove a liberação de hormônios como a serotonina, endorfina e a dopamina. Estas substâncias influenciam nosso estado de humor e atuam diretamente no nosso sistema nervoso. 

Além disso, elas ajudam a regular a qualidade do nosso sono, apetite, ritmo cardíaco, sem falar que estes hormônios estão intimamente relacionados com a nossa sensação de prazer e bem estar.  

Psicológico

Como citamos no comecinho do texto, a massagem relaxante é um tipo de terapia buscada não só para tratar problemas físicos de saúde, mas também para tratar quadros psicoemocionais. 

O estresse, a ansiedade e a depressão, são intitulados, muitas vezes, como os males do século. Estas doenças psíquicas afetam uma grande parte da população, e os tratamentos medicamentos acarretam em efeitos colaterais. 

Por isso, muitas pessoas que desejam controlar estas enfermidades buscam por soluções mais naturais que, além de apresentarem resultados positivos, não criam uma relação de dependência. 

Como falamos, nosso estado físico afeta nosso lado emocional e vice-versa. Portanto, todos os benefícios físicos que a massagem proporciona influenciam diretamente na esfera psíquica.

Acompanhe nosso raciocínio!

Cansaço, excesso de sono, fadiga e indisposição, são sintomas comuns de quem enfrenta a ansiedade ou a depressão. 

Contudo, como a massagem aumenta o fluxo sanguíneo e melhora o transporte de oxigênio por todo o seu corpo, você sentirá sua sensação de fadiga diminuir e, consequentemente, se sentirá mais disposto. 

Além disso, os hormônios da felicidade liberados durante uma sessão de massagem também são de extrema importância. Afinal, eles irão te proporcionar o sentimento de prazer, calma e contentamento. 

Sem falar das massagens que trabalham diretamente com os pontos de energia, também conhecidos como chakras. Mantê-los equilibrados afeta não só o funcionamento do nosso organismo, mas também nossos pensamentos e sentimentos. 

Por isso, as modalidades de massagem que possuem esse foco são ideais para quem está buscando estabilidade emocional e paz interior. 

Qual profissional pode fazer esse tipo de massagem? 

A prática da massagem é bastante comum entre casais ou familiares. Quem nunca pediu uma massagenzinha para a mãe ou o namorado porque estava com uma dorzinha chata. 

Entretanto, caso essa dorzinha seja um problema mais grave do que parece, ela pode piorar seu estado caso a pessoa realize algum movimento errado por não ter conhecimentos da área.

Por isso, nossa recomendação é realizar somente com um profissional qualificado, seja ele um massagista ou um massoterapeuta. 

Afinal, um especialista saberá diagnosticar melhor o incômodo apresentado pelo paciente, sem falar que ele poderá indicar o tipo de massagem mais indicado para o seu caso.

Principais contraindicações da massagem relaxante

  • Tá gripado ou com febre? 

Então é melhor evitar! Afinal, a massagem aumenta a temperatura corporal e pode afetar no processo de recuperação. 

  • Tá grávida? 

É bom evitar nos três primeiros meses. Após este período, sempre peça a autorização de um médico para realizar. 

  • Sofreu algum acidente recente? 

Nada de massagem! Principalmente se você tiver tido algum tipo de lesão na coluna!

  • Tem trombose? 

Infelizmente, também não é recomendado, pois a massagem pode piorar o quadro! Por isso, sempre consulte um médico caso tenha dúvidas. 

  • Está passando por um tratamento de câncer?

Apesar da massagem ser bastante eficaz para aliviar alguns efeitos colaterais da quimioterapia, também é necessário autorização médica antes de realizá-la. 

  • Possui doenças como diabetes ou osteoporose?

Então é melhor realizar uma massagem relaxante com baixa intensidade. Mas, não deixe de pedir orientação para o seu médico. 

Gostou de conhecer um pouquinho melhor sobre massagens relaxantes?? 

Não deixe de comentar o que achou deste conteúdo e conta pra gente se você já experimentou algum tipo de massagem!


Fontes: 

Título: Massagem relaxante: os benefícios para o estresse

Link: http://repositorio.aee.edu.br/jspui/handle/aee/9537

Título: Benefícios da massagem relaxante para o homem da atualidade

Link: https://revistas.brazcubas.br/index.php/pesquisa/article/view/574

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima