Início » Acupuntura estética: tratamento de beleza natural

Acupuntura estética: tratamento de beleza natural

A acupuntura estética é uma prática moderna de origem milenar que pode tratar problemas da face e do corpo de forma natural e quase sem dor. Portanto, a seguir, conheça a história dessa técnica e como ela funciona sem agredir o organismo.

Saiba o que é acupuntura estética

É uma técnica da medicina chinesa para tratar problemas superficiais da pele, como:

  • Manchas;
  • Acnes;
  • Cicatrizes;
  • Estrias.
Acupuntura Estética

Saiba que o diferencial dessa intervenção é o olhar sobre o ser como um todo e não apenas o problema que o paciente quer resolver. A acupuntura também é um procedimento natural e com o mínimo de dor que visa alcançar resultados duradouros.

O problema, no entanto, deve estar em grau um. Então, para atingir esse objetivo, os especialistas combinam as agulhas com outros materiais.

Nesse caso, quando alguém deseja tratar a acne, não apenas esse problema externo será o foco da técnica. Mas, como isso pode ser efeito da concentração de testosterona e da má alimentação, o paciente recebe dicas a respeito.

É por ações como essa que a acupuntura estética está ganhando cada vez mais espaço nos tratamentos da pele. No país, ela já está presente desde o século XX, mas a sua origem data de cerca de 5 mil anos atrás.

Como ela chegou ao Brasil

Imigrantes chineses e japoneses iniciaram essa prática milenar no país e em 1995, o Conselho Federal de Medicina a reconheceu como especialidade médica.

Origem

A acupuntura tem a sua origem na China e faz parte do que chamam de Medicina Tradicional Chinesa, a qual une outras técnicas para tratar uma pessoa em todos os aspectos. Então, as principais são:

Todas não são práticas isoladas, pois se ligam a filosofia taoísta que acredita na unidade do ser humano. Assim, a energia que vem do sol e da terra circula no corpo humano e influencia o seu bem-estar.

Desse modo, quando existe um problema, este é o resultado da desarmonia do organismo com essas energias. Portanto, o objetivo é buscar o equilíbrio entre elas.

O principal diferencial entre a acupuntura e a medicina ocidental tradicional é que os chineses já viam o humano como um todo não só do ponto de vista físico, mas também espiritual e emocional. Por isso, a técnica identifica órgãos importantes para cada aspecto.

História da acupuntura estética

Quando a prática chinesa já era popular nos países como Japão, Vietnã e na Coreia, os jesuítas em missão é que levaram esse saber para a Europa. Assim, eles também são os responsáveis pelo termo acupuntura, na China, aliás, o nome é Zhen Cì.

Os documentos mais antigos sobre acupuntura estética datam do período pré-imperial do país, cerca de 3.500 anos atrás. Então, também foi nesse tempo que o livro base para a técnica foi escrito, chamado de Princípios da Medicina Interna do Imperador Amarelo.

Já no século XVIII, estudiosos europeus se dedicaram a entender, praticar e aperfeiçoar essa técnica, mas apenas no século XX surgiram obras de referência sobre o assunto. Dessa forma, também foi nesse último período que ela chegou aos EUA.

Em 2010, a Unesco declarou a acupuntura como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o que só fortaleceu o seu desenvolvimento no mundo todo.

Como funciona a acupuntura estética

Acupuntura Estética

Para equilibrar as energias internas de uma pessoa, os princípios da acupuntura determinam que para cada problema que ela tem, existem pontos para estimular que vão liberar as substâncias necessárias para o tratamento.

O acupunturista, portanto, procura essas áreas, que podem variar de um indivíduo para outro, assim, os estimula com agulhas de metal. Esses instrumentos são menores e mais finos que os tradicionais e, por isso, causam menos dor.

Para quê serve esse tipo de tratamento

A acupuntura estética busca tratar problemas superficiais da pele para melhorar a aparência e o bem-estar do paciente. Então, ela inclui cuidados para tratar:

  • Rugas;
  • Acne;
  • Estrias;
  • Cicatrizes.

Todas dão um resultado satisfatório e duradouro sem usar substâncias químicas e causar alteração no corpo do paciente. Dessa maneira, de acordo com o que cada um precisa resolver é que se organiza o número de sessões.

Os benefícios são, portanto, tanto para a saúde quanto para a aparência estética, já que o risco de alergias e de não gostar do resultado é muito menor. Assim, ela é útil para:

Acupuntura estética
  • Flacidez;
  • Queda de cabelo;
  • Rejuvenescer a pele;
  • Emagrecer;
  • Diminuir celulites e cicatrizes.

Quem não pode fazer acupuntura estética

Pessoas que estão com feridas na pele, apresentam tendência à formação de quelóide ou usam marcapasso não podem realizar esse tratamento.

Vantagens da acupuntura estética

Existe hoje uma grande variedade de opções para quem deseja melhorar algum ponto do seu rosto ou corpo. Desde as menos agressivas como cremes até aos procedimentos cirúrgicos.

A acupuntura, diferente dessas alternativas, não causa alterações químicas no organismo ou mudanças estéticas muito radicais. Assim, seu objetivo é realçar a beleza natural por meio de uma prática inofensiva.

Durante as sessões, é possível sentir algum desconforto com as agulhas e ter pequenas lesões que vão melhorar rápido. Então, é uma vantagem para quem não deseja passar horas em cirurgia e dias em repouso para se recuperar.

A acupuntura estética ainda é muito eficaz para resolver questões que ainda não são tão graves e pode prevenir que elas cheguem a esse estágio. Portanto, a união de cuidados no local e do olhar sobre as causas melhoram o paciente em todos os aspectos.

Custo de uma sessão

Outro benefício de escolher essa técnica é o preço. Então, cada encontro com um profissional pode custar em média de 40 a 250 reais, o que é um valor baixo se comparado a outros procedimentos estéticos.

Quando procurar esse tratamento

Não existem restrições para quem deseja tratar sua pele com a acupuntura estética, já que ela visa tanto a solução quanto a prevenção. Assim, basta procurar um acupunturista para avaliar você e definir o que pode trabalhar para melhorar.

É importante lembrar que ele pode ser alguém da medicina ou de outras áreas da saúde como enfermagem, fisioterapia e biomedicina. Acima de tudo, procure alguém da sua confiança ou que tenha boas referências.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima