Início » Óleo Essencial Capim Limão: saúde em sua rotina!

Óleo Essencial Capim Limão: saúde em sua rotina!

Por acaso você não é muito fã do aroma do óleo essencial de lavanda? Então, experimente utilizar o óleo essencial capim limão.

Apesar de ser mais comum a indicação do óleo de lavanda para tratar sintomas de ansiedade, hiperatividade ou depressão, nem todo mundo se identifica com o cheiro.

Por isso, uma segunda opção excelente é o óleo de capim limão. Afinal, além de proporcionar o mesmo efeito ansiolítico, seu aroma costuma ser mais bem aceito pela maioria das pessoas.

Fora isso, o Lemongrass (outra denominação deste óleo) possui uma variedade extensa de propriedades que são muito benéficas para a nossa saúde!

Quer saber um pouquinho sobre estas propriedades? Então, continue a leitura e descubra como o óleo essencial de capim limão pode te trazer uma maior sensação de bem-estar para o seu dia a dia.

Óleo essencial capim limão: propriedades

Com certeza você já deve ter tomado um chazinho de capim limão alguma vez na vida. Se não foi de capim limão, foi um chá de capim-santo, ou capim-cidreira, ou capim-cheiroso, ou erva-príncipe… É tudo a mesma coisa!

Se você se interessa por nomes científicos para conferir se não está comprando o óleo essencial errado, a planta utilizada para a extração deste óleo é da família Poaceae, do gênero Cymbopogon. Sua espécie é a C.citratus.

Dá um conferida no rótulo do produto pra saber se é esse mesmo!

Originária da Índia, esta planta é cultivada em vários países do mundo, principalmente no Brasil. Os compostos mais presentes encontrados em seu óleo são o Citral e o Mirceno.

Além disso, há também a presença de ácido acético, geraniol, citronelal, ácido capróico e metileugenol, que concedem à este óleo essencial as seguintes propriedades:

  • germicida;
  • antimicrobiano;
  • bactericida;
  • diurético;
  • analgésico;
  • antiespasmódico;
  • calmante;
  • antifúngico;

Continue a leitura e veja como estas propriedades podem promover a saúde do seu organismo!

Óleo essencial capim limão: benefícios

óleo essencial de capim limão

Como já citamos outras vezes aqui no blog, há cada vez mais pesquisas científicas que exploram a veracidade dos resultados proporcionados pelos óleos essenciais no tratamento de diferentes doenças.

A demanda destes óleos cresce a cada dia. Por isso é preciso cuidado ao adquirir seu produto, pois a má qualidade, tanto no processo de produção quanto da matéria prima, podem interferir nos resultados esperados.

Portanto, nosso objetivo aqui é que você conheça as principais vantagens e precauções que você deve tomar ao optar por esse tipo de tratamento fitoterápico. Confira agora os benefícios do óleo essencial capim limão:

Ajuda a melhorar doenças do estômago e intestino

Um estudo realizado no Japão descobriu que o óleo essencial de capim limão inibiu o desenvolvimento de uma bactéria responsável por patologias estomacais e intestinais.

Durante o estudo foi feito um comparativo. Acontece que com o tratamento convencional para bactérias estomacais pode ocorrer resistência e reincidência.

Porém o resultado foi diferente nos testes em que foram tratados com o óleo essencial de capim limão. Fato que ajudou a comprovar seu potencial como agente bactericida.

Mas não tome óleo essencial sem a orientação de um profissional da área. Isso porque a ingestão desses óleos em dosagem ERRADA pode causar males a saúde humana.

Poderoso anti-inflamatorio e antifúngico

Sempre fez parte da sabedoria popular estes dois benefícios citados. Qual é a avó que nunca veio com um chazinho de capim limão para ajudar a melhorar aquela gripe, tosse ou dorzinha de cabeça?

Contudo, a comunidade científica, não satisfeita com a sabedoria das avós, quis comprovar se as propriedades desta planta realmente geram esses efeitos.

Então foi testado topicamente (diretamente na pele). Assim o estudo constatou que o óleo essencial capim limão apresentou atividade anti-inflamatória contra um edema induzido na orelha de um camundongo.

Além disso, o mesmo estudo observou que o óleo de capim limão também apresentou atividade antifúngica contra leveduras patogênicas (um tipo de fungo).

O mais interessante é que a conclusão desta pesquisa afirma o grande potencial do óleo essencial capim limão. Tanto para o tratamento de inflamações cutâneas (na pele), como para  infecção causada por fungos.

Germicida e repelente de insetos

Como falamos no comecinho do artigo, um dos principais compostos encontrados no óleo essencial capim limão é o Citral. Assim este composto é um dos responsáveis pelo aroma deste óleo, que atrai bastante a indústria de cosméticos e perfumaria.

Salientando ainda que o Citral confere a este óleo sua propriedade germicida, ou seja, efetiva contra a proliferação de germes. Sem falar da sua função como repelente de insetos.

No mercado, há várias marcas de repelentes que possuem esta substância em sua composição. Por isso, uma dica bacana é utilizar algumas gotinhas do Lemongrass no seu difusor tanto para aromatizar sua casa, como para repelir esses terríveis bichinhos que propagam várias doenças.

Maravilhoso calmante caso o mundo esteja te estressando

Óleo essencial de capim limão

Mas além de ser bastante recomendado para aliviar dores musculares.

Os especialistas desta área também indicam o Lemongrass para aliviar o estresse, tranquilizar a mente, diminuir sintomas de ansiedade, aliviar a hiperatividade e, até mesmo, como tratamento complementar para quem está tratando a depressão.

Isso porque, os efeitos calmantes do óleo essencial de capim limão são promissores e apresentam muitos resultados positivos.

Já há pesquisas que comprovam o efeito ansiolítico deste óleo, bem como sua atividade sedativa que pode auxiliar as pessoas que sofrem com a insônia.

Cuidados com o óleo essencial capim limão

Assim como vários outros óleos, por conta da sua alta concentração, o óleo essencial capim limão pode causar reações alérgicas na pele se não forem acompanhadas de um óleo carreador.

Sempre faça um teste antes de aplicá-lo!

Também é preciso cuidado com a ingestão, pois apenas um gotinha deste óleo equivale a várias xícaras de chá da planta, o que pode ocasionar náuseas e dores no estômago.

O ideal é você procure a orientação de um profissional ou faça um curso de aromaterapia.

Por último, caso você resolva usar algumas gotinhas na sua banheira, escalda pés ou banho de assento, sempre verifique a proporção indicada no rótulo do produto.

No entanto , se você possui alta sensibilidade na pele, o ideal é diluir o óleo em uma base vegetal antes de misturar com sua água de banho.

Gostou de todas estas dicas? Elas foram úteis para você?

Se quiser saber mais informações sobre outros óleos essenciais é só acessar nosso blog e conferir todas as nossas matérias!


Fontes:

Antimicrobial Activity of Essential Oils against Helicobacter pylori. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1046/j.1523-5378.2003.00146.x

Influência da luz e da temperatura sobre a oxidação do óleo essencial de capim-limão.

Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/DLX5hbHSj4k9bszxxsZgGdk/?lang=pt

Lemon grass (Cymbopogon citratus) essential oil as a potent anti-inflammatory and antifungal drugs

Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4170112/

Scientific basis for the therapeutic use of Cymbopogon citratus, stapf (Lemon grass)

Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3217679/

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima